Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1751
Tipo: | TCC |
Título: | A importância da participação da família na educação infantil |
Autor(es): | Ramos, Margarida dos Santos Silva |
Primeiro Orientador: | Sobreira, Jéssica Lobo |
referee1 : | Silva, Keliene Christina da |
referee2: | Santana, Wilder Kleber Fernandes de |
Resumo: | O presente trabalho busca verificar a importância da participação da família no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. A família que se apresenta na sociedade como base inicial para a educação informal das crianças deve em parceria com a escola contribuir para que a educação formal seja construída com o intuito de promover o desenvolvimento pleno dos alunos. Como metodologia foi realizada a pesquisa bibliográfica em artigos, monografias, livros e sites na internet, onde autores conceituados como (DESSEN; POLONIA, 2007); (CHALITA, 2009); (FREIRE, 2009) dentre outros, deram sua contribuição para enriquecer o conhecimento sobre assunto. Os resultados mostram que pais e professores se aproximam do entendimento do que seja participação, e que falta pouco para essa parceria acontecer. |
Abstract: | This paper seeks to verify the importance of family participation in the teaching-learning process in early childhood education. The family that presents itself in society as an initial basis for the informal education of children should, in partnership with the school, contribute to the formal education being built benefiting the full development of the students. As a methodology, bibliographical research was carried out in articles, monographs, books and websites, where authors such as (DESSEN; POLONIA, 2007); (CHALITA, 2009); (FREIRE, 2009), among others, have contributed to enrich knowledge about the subject. The results show that parents and teachers are closer to understanding what participation is, and that there is little left for this partnership to happen. |
Palavras-chave: | Família - escola Educação infantil Ensino - aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1751 |
Data do documento: | 25-Nov-2016 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MSSR02112016 | 575,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.