Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1751
Tipo: TCC
Título: A importância da participação da família na educação infantil
Autor(es): Ramos, Margarida dos Santos Silva
Primeiro Orientador: Sobreira, Jéssica Lobo
referee1 : Silva, Keliene Christina da
referee2: Santana, Wilder Kleber Fernandes de
Resumo: O presente trabalho busca verificar a importância da participação da família no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. A família que se apresenta na sociedade como base inicial para a educação informal das crianças deve em parceria com a escola contribuir para que a educação formal seja construída com o intuito de promover o desenvolvimento pleno dos alunos. Como metodologia foi realizada a pesquisa bibliográfica em artigos, monografias, livros e sites na internet, onde autores conceituados como (DESSEN; POLONIA, 2007); (CHALITA, 2009); (FREIRE, 2009) dentre outros, deram sua contribuição para enriquecer o conhecimento sobre assunto. Os resultados mostram que pais e professores se aproximam do entendimento do que seja participação, e que falta pouco para essa parceria acontecer.
Abstract: This paper seeks to verify the importance of family participation in the teaching-learning process in early childhood education. The family that presents itself in society as an initial basis for the informal education of children should, in partnership with the school, contribute to the formal education being built benefiting the full development of the students. As a methodology, bibliographical research was carried out in articles, monographs, books and websites, where authors such as (DESSEN; POLONIA, 2007); (CHALITA, 2009); (FREIRE, 2009), among others, have contributed to enrich knowledge about the subject. The results show that parents and teachers are closer to understanding what participation is, and that there is little left for this partnership to happen.
Palavras-chave: Família - escola
Educação infantil
Ensino - aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1751
Data do documento: 25-Nov-2016
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSSR02112016575,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.