Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17524
Tipo: TCC
Título: O IDOSO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autor(es): SILVA , JOBSON JANUÁRIO BULHÕES DA
Primeiro Orientador: Costa , Walison Paulino de Araujo
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar um livro didático de Língua Inglesa do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva do aluno idoso. Em termos de caracterização da investigação, trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico/documental e de uma abordagem qualitativa. Metodologicamente, foi feita uma análise do livro didático intitulado Linguagens e culturas - Linguagem e Códigos da coleção Viver, Aprender, da Editora Global. Como fundamentação teórica, foram utilizados autores como Almeida Filho (2003); Tomlinson (2001) e Ramos (2009). No tocante à Educação de Jovens e Adultos, nos fundamentamos em Oliveira (2009); Cury (2000); Costa e Braga (2018). Para discutir a Língua Inglesa na Educação de Jovens e Adultos, nos baseamos em Martins (2016); Cruz (2006); Santos e Oliveira (2009); Moita Lopes (1996); e Schütz (2018), entre outros. Dessa forma, ficou percebido que os indivíduos de terceira idade, na modalidade Ensino de Jovens e Adultos, possuem uma representatividade mínima dentro do livro sob foco analítico, quando levamos em consideração, por exemplo, elementos como textos, atividades e imagens.
Abstract: The present work is aimed to analyze an English language textbook of High School of Youth and Adult Education (EJA) from the perspective of the elderly student. In terms of characterizing the investigation, we can say that it is a bibliographic/documentary research and a qualitative approach. Methodologically, an analysis of the textbook entitled Linguagens e culturas - Linguagem Códigos e Viver, Aprender collection was made. As a theoretical basis, the authors that were used whose basis guides our discussion, such as Almeida Filho (2003); Tomlinson (2001) and Ramos (2009). With regard to Youth and Adult Education - we are based on Oliveira (2009); Cury (2000); Costa and Braga and (2018). To discuss the English Language in Youth and Adult Education, we used Martins (2016); Cruz (2006); Santos and Oliveira (2009); Moita Lopes (1996); and Schütz (2018), among others. Thus, it was noticed that the elderly individuals, in the Youth and Adult Education modality, they have minimal representativeness within the book under a analytical focus, when we take into account, for example, elements such as text, activities and images.
Palavras-chave: Língua Inglesa
Livro Didático
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Idosos
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17524
Data do documento: 20-Mar-2020
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JJBS23032020.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons