Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17524| Tipo: | TCC |
| Título: | O IDOSO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
| Autor(es): | SILVA , JOBSON JANUÁRIO BULHÕES DA |
| Primeiro Orientador: | Costa , Walison Paulino de Araujo |
| Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo analisar um livro didático de Língua Inglesa do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva do aluno idoso. Em termos de caracterização da investigação, trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico/documental e de uma abordagem qualitativa. Metodologicamente, foi feita uma análise do livro didático intitulado Linguagens e culturas - Linguagem e Códigos da coleção Viver, Aprender, da Editora Global. Como fundamentação teórica, foram utilizados autores como Almeida Filho (2003); Tomlinson (2001) e Ramos (2009). No tocante à Educação de Jovens e Adultos, nos fundamentamos em Oliveira (2009); Cury (2000); Costa e Braga (2018). Para discutir a Língua Inglesa na Educação de Jovens e Adultos, nos baseamos em Martins (2016); Cruz (2006); Santos e Oliveira (2009); Moita Lopes (1996); e Schütz (2018), entre outros. Dessa forma, ficou percebido que os indivíduos de terceira idade, na modalidade Ensino de Jovens e Adultos, possuem uma representatividade mínima dentro do livro sob foco analítico, quando levamos em consideração, por exemplo, elementos como textos, atividades e imagens. |
| Abstract: | The present work is aimed to analyze an English language textbook of High School of Youth and Adult Education (EJA) from the perspective of the elderly student. In terms of characterizing the investigation, we can say that it is a bibliographic/documentary research and a qualitative approach. Methodologically, an analysis of the textbook entitled Linguagens e culturas - Linguagem Códigos e Viver, Aprender collection was made. As a theoretical basis, the authors that were used whose basis guides our discussion, such as Almeida Filho (2003); Tomlinson (2001) and Ramos (2009). With regard to Youth and Adult Education - we are based on Oliveira (2009); Cury (2000); Costa and Braga and (2018). To discuss the English Language in Youth and Adult Education, we used Martins (2016); Cruz (2006); Santos and Oliveira (2009); Moita Lopes (1996); and Schütz (2018), among others. Thus, it was noticed that the elderly individuals, in the Youth and Adult Education modality, they have minimal representativeness within the book under a analytical focus, when we take into account, for example, elements such as text, activities and images. |
| Palavras-chave: | Língua Inglesa Livro Didático Ensino Médio Educação de Jovens e Adultos Idosos |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Estrangeiras Modernas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17524 |
| Data do documento: | 20-Mar-2020 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JJBS23032020.pdf | 1,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
