Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1756
metadata.dc.type: TCC
Title: A magia das cores: trabalhando a arte para o desenvolvimento da criança
metadata.dc.creator: Aires, Bianca Guimarães Nóbrega
metadata.dc.contributor.advisor1: Macêdo, Hélcia
metadata.dc.description.resumo: O trabalho intitulado A magia das Cores: Trabalhando a arte para o desenvolvimento da criança, objetiva analisar as contribuições que o processo de ensino-aprendizagem com as artes pode oferecer, assim como oportunizar o uso de cores, formas geométricas, entre outros elementos, nas turmas de educação infantil. Buscou-se apontar como referencial teórico as artes em três situações: Uma no contexto geral, a segunda na educação infantil e a terceira como contribuinte para o desenvolvimento da criança, com base no RCNEI, Iavelberg, Apud Santos e Fratari . Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo exploratório para melhor detalhamento das informações. A abordagem será feita de forma qualitativa. Quanto ao instrumento de coleta serão utilizados materiais já publicados. Contudo, a pesquisa realizada aponta para inúmeros benefícios que o ensino das artes visuais pode proporcionar na vida inicial de uma criança. Trazendo de forma significativa à autonomia, espontaneidade em suas produções, inspiração e a alegria de aprender tanto no conhecimento escolar como na convivência com a sociedade.
Abstract: The work entitled The magic of colors: Working art for child development, aims to analyze the contributions that the process of teaching and learning in the arts can offer, as well as create opportunities using colors, geometric shapes, among other elements in early childhood classes. It attempted to point out the arts as theoretical reference in three situations: the first one in the general context, the second one in early childhood education and the third one as a contributor to the development of the child, based on RCNEI, Iavelberg, Apud Santos and Fratari. This is a bibliographic research with exploratory type to better detail the information. The approach was made qualitatively. About the collection instrument it was used already published materials. However, the survey points to several benefits that visual arts teaching can provide the initial life of a child. bringing in a significant way to the autonomy, spontaneity in their productions, inspiration and the joy of learning both in school knowledge and in acquaintanceship with society.
Keywords: Educação infantil
Aprendizagem significativa
Arte - ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1756
Issue Date: 28-Nov-2016
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BGNA14122016298.09 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.