Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1759| Tipo: | TCC |
| Título: | Os sentidos que surgem da interação dos alunos com as tecnologias no ensino fundamental |
| Autor(es): | Alves, Yanne Gomes |
| Primeiro Orientador: | Silva, Hélcia Macedo de Carvalho Diniz e |
| referee1 : | Guerra, Maria das Graças Gonçalves Viera |
| referee2: | Silva, José Flávio |
| Resumo: | O foco dessa pesquisa é a produção de sentidos que surgem da interação dos alunos com o computador no ensino fundamental de uma escola estadual na cidade de Malta, PB. Os pressupostos teóricos para análise desse trabalho foram o conceito de interação verbal de Bakhtin e os estudos de Vani Kenski sobre interação nas redes. O processo de interação com as tecnologias partiram da relação de sentidos dos alunos no manuseio com o computador, no recreio e em suas preferências frente aos recursos midiáticos. Os sentidos que ressoam desse processo foram o de alteridade em que o eu só se concretiza com a ajuda do outro e o de tomada de decisão na ação participativa e responsiva sobre determinada atitude. No final, argumenta-se como os sentidos que surgem da interação dos alunos no uso do computador podem contribuir para o processo de construção do conhecimento através das tecnologias. |
| Abstract: | The focus of this research is the production of mearnings that arise from the interaction of the students wiht the computer in a elementary education of a public school from Malta city, PB. The theorical presuppositions for the analysis of this work ware the Bakhtin verbal interaction concept and the Vani Kenski studies about interaction in networks. The interaction method with the technologies started from the relationship meanings of the students in handling the computer, on breaks and in the preferences front of the media resources. The meanings that arose in this process were the alterity in which the I only materializes with help of the other and the decision-making in participatory and responsive action about a certain attitude. In the end, arguments like the meanings arising from the interaction of students in use of computer can contribute to the process of construction of knowledge through technologies. |
| Palavras-chave: | Aluno - novas tecnologias Computador - aluno Produção de sentidos |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1759 |
| Data do documento: | 28-Nov-2016 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| YGA14122016 | 1,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
