Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17598| Tipo: | TCC |
| Título: | Ao infinito e além: como o conteúdo matemático passa da percepção concreta à abstrata, exemplificando-se através de conceitos e resultados similares presentes na geometria analítica, na álgebra linear e na análise funcional |
| Autor(es): | Barboza, Eudes Mendes |
| Primeiro Orientador: | do Ó, João Marcos Bezerra |
| Primeiro Coorientador: | Barbosa , Flávia Jerônimo |
| Resumo: | O pensamento matemático vem se desenvolvendo junto com a humanidade. Atualmente, grande parte desse conhecimento apresenta-se de maneira sistematizada para o ambiente escolar e/ou acadêmico sob a forma de conteúdos para serem ensinados a indivíduos que podem se encontrar em patamares de estudo que vão dedes a Educação Básica até a Pós-graduação. No entanto, pretendemos mostrar que independentemente de grau de sofisticação em que se encontra esse tipo de conteúdo, ele guarda características intrínsecas como a gradativa evolução de um nível onde os conceitos e resultado podem ser entendidos concretamente para níveis onde a abstração é cada vez mais presente, sem, no entanto, perder o contato com a concretude que iniciou a sua teoria. Aspectos como este já haviam sido levantados por Aristóteles, e mais recentemente, Piaget através de sua concepção construtivista reforça que a ampliação do conhecimento em um contexto mais geral se dar mediante conhecimentos prévios baseados na realidade na qual o sujeito está inserido. Particularmente relativa à Matemática, a teoria piagetiana prega que através da interação com uma realidade concreta se podem atingir níveis de abstração e formalidade para os conteúdos dessa área do conhecimento. Por isso, procuramos descrever como ocorre a passagem do concreto para o abstrato na Matemática por meio de conteúdos das disciplinas do Ensino Superior: Geometria Analítica, Álgebra Linear e Análise Funcional. Mostrando como ocorre a passagem de uma realidade relativamente concreta para outra relativamente abstrata, onde o método axiomático aliado ao conceito de transposição didática contribui para que o conhecimento matemático possa ser compreendido como uma constate evolução de níveis de abstração. E que a efetiva aprendizagem em Matemática só ocorre quando é possível atravessar os níveis de abstração, tanto no sentido ascendente quanto descendente. Sendo a descrição dos conteúdos proposto uma forma bastante ampla de se compreender essa gradação. |
| Abstract: | Não contém |
| Palavras-chave: | Geometria analítica Algebra linear Análise funcional |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Matemática |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17598 |
| Data do documento: | 19-Jul-2011 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Matemática |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EMB04062020.pdf | 1,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
