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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17639
Tipo: | TCC |
Título: | Educação como prática de ressocialização na perspectiva dos privados de liberdade da Penitenciária de Segurança Média Juiz Hitler Cantalice: um estudo de caso |
Autor(es): | Vieira, Yuliana Lisboa Donato |
Primeiro Orientador: | Ireland, Timothy |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo central analisar a contribuição da educação no processo de ressocialização dos sujeitos privados de liberdade. O material empírico foi produzido por meio de um questionário, cuja aplicação ocorreu de modo presencial. Visto que os limites do encarceramento em prisões constitui-se em um método de institucionalização da punição, a garantia de uma boa educação é uma forma de ressocializar as pessoas condenadas à prisão, pois ela possibilita que, ao após quitar sua dívida com a justiça, os privados de liberdade tenham outras oportunidades que não o regresso à criminalidade, dessa forma, a educação nesse processo garante também um acesso à cidadania. Como resultado, é possível perceber que os privados de liberdade entendem a educação como um instrumento libertador, oferecendo ao ser humano a possibilidade de conhecer o mundo no qual está inserido, sendo este responsável pelo seu destino. Pautando-se na análise bibliográfica e nos relatos dos privados de liberdade e da experiência adquirida in loco, este TCC aponta para a importância da abordagem do tema, que na perspectiva dos direitos humanos, constitui um caminho para desconstruir padrões sociais e contribuir para minimizar a exclusão das minorias. |
Abstract: | This Course Completion Work (CBT) has central objective is to analyze the contribution of education in the process of re-socialization of individuals deprived of their liberty. The empirical material was produced through a questionnaire, which was applied in person. Since the limits of imprisonment in prisons are a method of institutionalizing punishment, ensuring a good education is a way to re-socialize people sentenced to prison, as it allows them, after settling their debt to justice, the deprived of liberty have other opportunities than the return to crime, in this way, education in this process also guarantees access to citizenship. As a result, it is possible to perceive that the deprived of liberty understand education as a liberating instrument, offering human beings the possibility of knowing the world in which they are inserted, being responsible for their destiny. Based on the bibliographic analysis and the reports of the deprived of liberty and the experience acquired in loco, this CBT points to the importance of addressing the theme, which in the perspective of human rights, constitutes a way to deconstruct social standards and contribute to minimize the exclusion of minorities. |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Sistema prisional Ressocialização |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17639 |
Data do documento: | 31-Mar-2020 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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