Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1772
Tipo: TCC
Título: As condições de trabalho e a qualidade de vida profissional: um estudo exploratório com docentes
Autor(es): Sousa, Adriana Vieira de
Primeiro Orientador: Cirino, Carlos da Silva
referee1 : Santana, Wilder Kleber Fernandes de
referee2: Oliveira, Stella Maria Lima Gaspar de
Resumo: A qualidade de vida e as condições de trabalho do docente podem ser concebidas como requisitos importantes que garantem maior satisfação e produtividade no trabalho do professor. As pesquisas feitas sobre qualidade de vida e condições de trabalho do docente são unânimes em declarar sobre o sofrimento que acometem os professores por conta de suas precárias situações trabalhistas e, consequentemente, desvalorizações. Assim, o presente estudo objetivou fazer levantamentos sobre as condições de trabalho e a qualidade de vida profissional dos docentes, avaliando acerca da segurança, autonomia e remuneração, verificando o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal dos mesmos, para assim compreender o cenário sobre o qual o professor está inserido, contribuindo com uma visão mais ampla sobre este profissional da educação, que é o especialista que atua diretamente na formação e construção dos cidadãos de uma sociedade. Participaram deste estudo 25 professores de uma escola Municipal da cidade de Boa Ventura PB. O material utilizado para a coleta de dados foi um questionário de levantamento sobre: características sociodemográficas; informações quanto à jornada de trabalho; condições estruturais e materiais de trabalho mais referidos pelos professores; e fatores quanto à qualidade de vida. O conjunto de resultados encontrados neste estudo indicou que as condições de trabalho e a qualidade de vida dos professores entrevistados foram descritas como razoáveis, na maioria dos questionamentos feitos; contudo, os mesmos são muito satisfeito com a sua profissão, possuindo equilíbrio entre serviço e vida pessoal. Estes resultados mostram que os educadores embora em situações profissionais adversas, conseguem desempenhar suas funções e sentir equilíbrio e satisfação na profissão que exercem.
Abstract: The teacher's quality of life and working conditions can be conceived as important requirements to ensure greater satisfaction and productivity in the teacher's work. The recent researches about this subject are unanimous in declaring about the suffering that affects teachers because of their precarious employment situations and consequently devaluations. Thus, the present study, The working conditions and the quality of working life: an exploratory study with teachers, aimed to draw down on the teachers' working conditions and quality of working life, evaluating about security, autonomy and remuneration, checking the balance between work and their personal life, so as to understand the scenario on which the teacher is inserted, contributing to a broader view of this professional education, which is the specialist who works directly in the formation and construction of the citizens of a society . The research included 25 teachers from a public school in the city of Boa Ventura-PB. The material used for the collection of data was a survey questionnaire on sociodemographic characteristics, information about the working day, structural conditions and working materials and factors as quality of life. The set of results of this study indicated that the working conditions and the quality of life of the interviewed teachers were described as reasonable, in majority of cases. However, they are very satisfied with their profession, having balance between service and personal life. These results show that although educators in adverse professional situations, they can perform their duties and feel balance and satisfaction in their profession.
Palavras-chave: Professor
Qualidade de vida
Condições de trabalho
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1772
Data do documento: 16-Nov-2016
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AVS15122016680,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.