Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1773
metadata.dc.type: TCC
Title: Relação familia e educação infantil: um estudo de caso no Centro de Referência em Educação Infantil (CREI) Casulo Odete Farias Brasileiro
metadata.dc.creator: Lima, Josefa Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Robson Xavier da
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho intitulado: Relação família e educação infantil: um estudo de caso no Centro de Referência em Educação Infantil (CREI)Casulo Odete Farias Brasileiro, tem como objetivo investigar a contribuição da família no processo ensino-aprendizagem no município de Igaracy – Paraíba(PB). O presente estudo tem a seguinte problemática: como a família contribui no processo ensino- aprendizagem no CREI Casulo Odete Farias Brasileiro. O interesse em desenvolver essa pesquisa justifica-se pelo fato de buscarmos analisar o envolvimento e a participação da família na creche nos dias atuais, e o impacto dessa participação no processo de ensino aprendizagem das crianças na Educação Infantil. Entendemos o quanto o trabalho com grupo de pais no CREI pode fortalecer espaços democráticos que contribuem para aperfeiçoar a relação família e creche. A metodologia adotada no presente trabalho foi à pesquisa qualitativa com estudo de caso. O presente estudo foi desenvolvido em uma turma de 14 alunos do maternal I no Centro de Referência em Educação Infantil (CREI)Casulo Odete Farias Brasileiro, localizada na Rua Padre Manoel Otaviano S/N, Bairro Padre Aristides, no município de Igaracy – Paraíba - PB, a referida instituição é municipal e atende alunos da Educação Infantil. O procedimento utilizado para coleta de dados foi um questionário escrito (apêndice 01) e também utilizamos observação dos processos pedagógicos na creche para verificar como os pais interferem na educação dos filhos. Ainda realizamos revisão bibliográfica em sites da Web, em artigos, livros e periódicos. Por meio dos estudos realizados nesse presente trabalho constatamos a importância e a influência da família no aprendizado da criança, sobretudo na Educação Infantil. A família e a creche necessitam caminhar sempre unidas para promover a educação de qualidade. O professor um dos maiores responsáveis por essa aproximação. Com a finalidade de dar resposta ao problema erguido inicialmente, no qual a escola pode fazer uso como estratégia para a proximidade a tarefa de casa, além disso, pode por meio de projetos implantados no dia-a-dia da vida escolar chamarem a atenção dos pais para que os mesmos possam interatuar com a vida escolar de seus filhos. Consequentemente, o resultado final alcançado neste trabalho e pelas reflexões propostas, cumpriu com seus objetivos levantados.
Abstract: This work entitled: Relation family and child education: a case study on Early Childhood Education Reference Center (CREI) Casulo Odete Farias Brasileiro, aims to investigate the family's contribution to the teaching-learning process in the municipality of Igaracy - Paraíba(PB). This study has the following problems: how the family helps in the teaching-learning process in CREI Casulo Odete Farias Brasileiro. The interest in developing this research is justified by the fact that we seek to analyze the involvement and participation of the family in the nursery today, and the impact of participation in the process of teaching and learning of children in kindergarten. We understand how much work with group of parents in CREI can strengthen democratic spaces that contribute to improve the relationship and family day care. The methodology used in this study was the qualitative research with case study. This study was conducted in a 14 maternal I students class in the Reference Center for Early Childhood Education (CREI) Casulo Odete Farias Brasileiro, located at Rua Padre Manoel Otaviano, S / N, Quarter Padre Aristides, in the municipality of Igaracy - Paraíba - PB, that institution is municipal and serves students from kindergarten. The procedure used for data collection was a written questionnaire (Appendix 01) and also use observation of pedagogical processes in the nursery to see how parents influence the education of children. Although the literature is reviewed on Web sites, articles, books and periodicals. Through the studies that this study found the importance and influence of the family in the learning of the child, especially in early childhood education. The family and child care need always walk together to promote quality education. The teacher of the main reasons for this approach. In order to respond to the initially raised problem, in which the school can make use as a strategy for proximity to the homework, in addition, it can, through projects implemented in the daily life of school, draw the attention of Parents to interact with the school life of their children. Consequently, the final result achieved in this work and the proposed reflections, fulfilled with its objectives raised
Keywords: Educação infantil
Centro de Referência em Educação Infantil (CREI)
Família - escola
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1773
Issue Date: 16-Nov-2016
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAL05122016559,22 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.