Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17759
Tipo: TCC
Título: "Cora é negra e tem cabelo cacheado igual a mim": literatura infanto-juvenil e a construção da identidade negra na escola
Autor(es): Santos, Isabelle dos
Primeiro Orientador: Barros, Surya Aaronovich Pombo de
Resumo: O presente trabalho destaca a importância do uso de livros infanto-juvenis com personagens negros protagonistas para o desenvolvimento da identidade da criança negra. Os objetivos da pesquisa buscaram refletir sobre o papel da escola, sobre a importância da representatividade nos livros infanto-juvenis e sobre como esses instrumentos podem ajudar a criança a construir sua identidade. Trata-se de um trabalho pautado na pesquisa-ação, desenvolvido por todo o ano de 2019, através do Programa Residência Pedagógica. As turmas em que a pesquisa se desenvolveu foram 2°, 3° e 4° ano do ensino fundamental com estudantes entre 7 e 10 anos no turno vespertino. A pesquisa-ação é uma metodologia que permite o pesquisador ter uma participação ativa no que se propôs a investigar. Concluímos a importância que as obras infanto-juvenis têm na vivência de uma criança. Por meio delas podemos obter debates que desmistifiquem os estereótipos da branquitude e construa uma base sólida sobre a identidade positiva de uma criança negra.
Abstract: The present work highlights the importance of the use of children's books with black protagonists for the development of the identity of the black child. The objectives of the research sought to reflect on the role of the school, on the importance of representativeness in children's books and on how these instruments can help the child to build his/her identity. This is a work based on action research, developed throughout 2019, through the Pedagogical Residency Program. The classes in which the research was developed were 2nd, 3rd and 4th year of elementary school with students between 7 and 10 years in the afternoon shift. Action research is a methodology that allows the researcher to have an active participation in what he proposed to investigate. We conclude the importance that children's and youth works have in the experience of a child. Through them we can obtain debates that demystify the stereotypes of whiteness and build a solid foundation on the positive identity of a black child.
Palavras-chave: Escola
Identidade - criança negra
Literatura infanto juvenil
Relações étnico-raciais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17759
Data do documento: 1-Abr-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IS07072020.pdf807,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons