Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17760
Tipo: TCC
Título: Aplicabilidade do desenho universal para a aprendizagem: percepção de professores e considerações da literatura
Autor(es): Pereira, Danielly Raquel da Silva
Primeiro Orientador: Massaro, Munique
Resumo: O presente trabalho, intitulado “A aplicabilidade do Desenho Universal para a Aprendizagem: percepções de professores e considerações da literatura” partiu da reflexão sobre a possibilidade de atender a todos os alunos (as) em suas especificidades e pensando no modo que aprendem. Tem como objetivo geral: analisar, a partir da literatura e da percepção de professores, a aplicabilidade do Desenho Universal para a Aprendizagem nas escolas. Nesse sentido, foi elaborado um estudo bibliográfico com o recorte entre 2015 e 2020, para perceber se há indícios de experiências referentes a aplicação do conceito, a fim de perceber se é possível aplicá-lo ou não, como também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores (as) de quatro escolas, sendo duas públicas e duas particulares no município de Bayeux, na busca de entender se as práticas que os professores já têm dão algum indício de que é possível aplicar o conceito, como também perceber por meio das respostas se eles (as) concordavam com os principais pontos do conceito ou não. Os resultados encontrados na pesquisa bibliográfica apontam que as práticas realizadas foram ações pontuais, a maioria com resultados positivos, nesse sentido, as fontes apontam que há a possibilidade de aplicar o conceito. Se tratando da entrevista, os professores concordaram com a maioria os princípios que foram perguntados, alguns deles discordaram da possibilidade de motivar a todos os alunos. Um ponto positivo foi que algumas das práticas relatadas na entrevista se relacionavam aos estímulos as diferentes áreas do cérebro, o que ainda não é uma prática baseada no Desenho Universal para a Aprendizagem, mas que dá indícios de que é possível fazê-lo.
Abstract: The present work, entitled “The applicability of Universal Design for Learning: perceptions of teachers and considerations of literature” started from the reflection on the possibility of attending all students in their specificities and thinking about the way they learn. Its general objective is: analyze, from the literature and the teachers' perception, the applicability of Universal Design for the Learning in schools. In this sense, a bibliographic study was prepared with the clipping between 2015 and 2020, to understand if there are indications of experiences regarding the application of the concept, in order to understand whether it is possible to apply it or not, as well as semi-structured interviews were carried out with four teachers from four schools, two public and two private in the municipality of Bayeux, in an attempt to understand if the practices that teachers already have give some indication that it is possible to apply the concept, as well as to perceive through the answers if they (a) agreed with the main concept points or not. The results found in the bibliographic research point out that the practices carried out were punctual actions, most with positive results, in this sense, the sources point out that there is the possibility of applying the concept. When it came to the interview, the teachers agreed with most of the principles that were asked, some of them disagreed with the possibility of motivating all students. A positive point was that some of the practices reported in the interview were related to stimulating the different areas of the brain, which is not yet a practice based on Universal Design for Learning, but it does indicate that it is possible to do so.
Palavras-chave: Escola - desenho universal
Ensino - aprendizagem
Inclusão
Desenho universal - sala de aula
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17760
Data do documento: 3-Abr-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DRSP07072020.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons