Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17764
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMota, Eryelle Cristina Nascimento-
dc.date.accessioned2020-07-09T14:07:24Z-
dc.date.available2020-07-07-
dc.date.available2020-07-09T14:07:24Z-
dc.date.issued2020-03-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17764-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-07-09T14:07:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ECNM08072020.pdf: 1096020 bytes, checksum: faa5dd035d9c5ef0a2101f12e819d619 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-09T14:07:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ECNM08072020.pdf: 1096020 bytes, checksum: faa5dd035d9c5ef0a2101f12e819d619 (MD5) Previous issue date: 2020-03-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMediação pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAutonomia pedagógicapt_BR
dc.subjectProfessor - sala de aulapt_BR
dc.titleMediação pedagógica para autonomia: reflexões da prática pedagógica no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Vinicius Varella-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo compreender a mediação pedagógica e o desenvolvimento da autonomia dos educandos através das práticas de uma professora do 5° ano do ensino fundamental. A pesquisa realizou-se na cidade de João Pessoa, na Escola Municipal Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque localizada no Bairro das Indústrias. Para tanto foram observadas e analisadas cinco aulas. Posterior à observação realizamos uma entrevista semiestruturada com a professora e com dez alunos de forma individual, para tratarmos sobre o entendimento dos mesmos a respeito do que seria mediação e autonomia. Também, por meio da entrevista, foi possível maior aprofundamento de algumas questões por nós percebidas no decorrer das observações. Para tratarmos sobre o conceito de mediação, mediação pedagógica e autonomia elencamos os seguintes autores: Fontana (1996), Freire (1996) e Vygotsky (1896). No tocante à metodologia, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa, pois buscou o entendimento perante os fatos e não a sua quantificação, pressupondo a subjetividade na interpretação dos mesmos. No que diz respeito aos procedimentos técnicos a pesquisa caracterizou-se como de campo e de caso, pois teve como ação a observação dos fatos integrados a sua realidade, buscando entender um caso particular em profundidade. Em decorrência da averiguação sobre resultados da pesquisa verificamos que as práticas da professora ocorrem por meio da mediação, e suas propostas de atividade tendem a valorizar a construção da autonomia e aprendizagem do aluno no âmbito escolar, caracterizando-se como boas práticas de ensino. Ainda que em entrevista a mesma tenha afirmado que a metodologia utilizada na realização de suas aulas seja de cunho tradicional, identificamos por meio das observações que a sua prática identificava-se como expositiva dialogada, uma vez que permite a participação dos alunos de maneira ativa considerando os saberes aos quais os mesmos apresentam na realização das aulas, levando o educando a uma reflexão crítica sobre sua realidade. É possível perceber nos alunos indícios de autonomia no âmbito escolar, possibilitado, principalmente pelo papel da mediação exercida pela professora.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ECNM08072020.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons