Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17764Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Mota, Eryelle Cristina Nascimento | - |
| dc.date.accessioned | 2020-07-09T14:07:24Z | - |
| dc.date.available | 2020-07-07 | - |
| dc.date.available | 2020-07-09T14:07:24Z | - |
| dc.date.issued | 2020-03-27 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17764 | - |
| dc.description.abstract | No abstract | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-07-09T14:07:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ECNM08072020.pdf: 1096020 bytes, checksum: faa5dd035d9c5ef0a2101f12e819d619 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-07-09T14:07:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ECNM08072020.pdf: 1096020 bytes, checksum: faa5dd035d9c5ef0a2101f12e819d619 (MD5) Previous issue date: 2020-03-27 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Mediação pedagógica | pt_BR |
| dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
| dc.subject | Autonomia pedagógica | pt_BR |
| dc.subject | Professor - sala de aula | pt_BR |
| dc.title | Mediação pedagógica para autonomia: reflexões da prática pedagógica no ensino fundamental | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Vinicius Varella | - |
| dc.description.resumo | A presente pesquisa teve como objetivo compreender a mediação pedagógica e o desenvolvimento da autonomia dos educandos através das práticas de uma professora do 5° ano do ensino fundamental. A pesquisa realizou-se na cidade de João Pessoa, na Escola Municipal Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque localizada no Bairro das Indústrias. Para tanto foram observadas e analisadas cinco aulas. Posterior à observação realizamos uma entrevista semiestruturada com a professora e com dez alunos de forma individual, para tratarmos sobre o entendimento dos mesmos a respeito do que seria mediação e autonomia. Também, por meio da entrevista, foi possível maior aprofundamento de algumas questões por nós percebidas no decorrer das observações. Para tratarmos sobre o conceito de mediação, mediação pedagógica e autonomia elencamos os seguintes autores: Fontana (1996), Freire (1996) e Vygotsky (1896). No tocante à metodologia, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa, pois buscou o entendimento perante os fatos e não a sua quantificação, pressupondo a subjetividade na interpretação dos mesmos. No que diz respeito aos procedimentos técnicos a pesquisa caracterizou-se como de campo e de caso, pois teve como ação a observação dos fatos integrados a sua realidade, buscando entender um caso particular em profundidade. Em decorrência da averiguação sobre resultados da pesquisa verificamos que as práticas da professora ocorrem por meio da mediação, e suas propostas de atividade tendem a valorizar a construção da autonomia e aprendizagem do aluno no âmbito escolar, caracterizando-se como boas práticas de ensino. Ainda que em entrevista a mesma tenha afirmado que a metodologia utilizada na realização de suas aulas seja de cunho tradicional, identificamos por meio das observações que a sua prática identificava-se como expositiva dialogada, uma vez que permite a participação dos alunos de maneira ativa considerando os saberes aos quais os mesmos apresentam na realização das aulas, levando o educando a uma reflexão crítica sobre sua realidade. É possível perceber nos alunos indícios de autonomia no âmbito escolar, possibilitado, principalmente pelo papel da mediação exercida pela professora. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ECNM08072020.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
