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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17764| Tipo: | TCC |
| Título: | Mediação pedagógica para autonomia: reflexões da prática pedagógica no ensino fundamental |
| Autor(es): | Mota, Eryelle Cristina Nascimento |
| Primeiro Orientador: | Ferreira, Vinicius Varella |
| Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo compreender a mediação pedagógica e o desenvolvimento da autonomia dos educandos através das práticas de uma professora do 5° ano do ensino fundamental. A pesquisa realizou-se na cidade de João Pessoa, na Escola Municipal Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque localizada no Bairro das Indústrias. Para tanto foram observadas e analisadas cinco aulas. Posterior à observação realizamos uma entrevista semiestruturada com a professora e com dez alunos de forma individual, para tratarmos sobre o entendimento dos mesmos a respeito do que seria mediação e autonomia. Também, por meio da entrevista, foi possível maior aprofundamento de algumas questões por nós percebidas no decorrer das observações. Para tratarmos sobre o conceito de mediação, mediação pedagógica e autonomia elencamos os seguintes autores: Fontana (1996), Freire (1996) e Vygotsky (1896). No tocante à metodologia, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa, pois buscou o entendimento perante os fatos e não a sua quantificação, pressupondo a subjetividade na interpretação dos mesmos. No que diz respeito aos procedimentos técnicos a pesquisa caracterizou-se como de campo e de caso, pois teve como ação a observação dos fatos integrados a sua realidade, buscando entender um caso particular em profundidade. Em decorrência da averiguação sobre resultados da pesquisa verificamos que as práticas da professora ocorrem por meio da mediação, e suas propostas de atividade tendem a valorizar a construção da autonomia e aprendizagem do aluno no âmbito escolar, caracterizando-se como boas práticas de ensino. Ainda que em entrevista a mesma tenha afirmado que a metodologia utilizada na realização de suas aulas seja de cunho tradicional, identificamos por meio das observações que a sua prática identificava-se como expositiva dialogada, uma vez que permite a participação dos alunos de maneira ativa considerando os saberes aos quais os mesmos apresentam na realização das aulas, levando o educando a uma reflexão crítica sobre sua realidade. É possível perceber nos alunos indícios de autonomia no âmbito escolar, possibilitado, principalmente pelo papel da mediação exercida pela professora. |
| Abstract: | No abstract |
| Palavras-chave: | Mediação pedagógica Ensino fundamental Autonomia pedagógica Professor - sala de aula |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17764 |
| Data do documento: | 27-Mar-2020 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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