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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17764
Tipo: TCC
Título: Mediação pedagógica para autonomia: reflexões da prática pedagógica no ensino fundamental
Autor(es): Mota, Eryelle Cristina Nascimento
Primeiro Orientador: Ferreira, Vinicius Varella
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo compreender a mediação pedagógica e o desenvolvimento da autonomia dos educandos através das práticas de uma professora do 5° ano do ensino fundamental. A pesquisa realizou-se na cidade de João Pessoa, na Escola Municipal Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque localizada no Bairro das Indústrias. Para tanto foram observadas e analisadas cinco aulas. Posterior à observação realizamos uma entrevista semiestruturada com a professora e com dez alunos de forma individual, para tratarmos sobre o entendimento dos mesmos a respeito do que seria mediação e autonomia. Também, por meio da entrevista, foi possível maior aprofundamento de algumas questões por nós percebidas no decorrer das observações. Para tratarmos sobre o conceito de mediação, mediação pedagógica e autonomia elencamos os seguintes autores: Fontana (1996), Freire (1996) e Vygotsky (1896). No tocante à metodologia, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa, pois buscou o entendimento perante os fatos e não a sua quantificação, pressupondo a subjetividade na interpretação dos mesmos. No que diz respeito aos procedimentos técnicos a pesquisa caracterizou-se como de campo e de caso, pois teve como ação a observação dos fatos integrados a sua realidade, buscando entender um caso particular em profundidade. Em decorrência da averiguação sobre resultados da pesquisa verificamos que as práticas da professora ocorrem por meio da mediação, e suas propostas de atividade tendem a valorizar a construção da autonomia e aprendizagem do aluno no âmbito escolar, caracterizando-se como boas práticas de ensino. Ainda que em entrevista a mesma tenha afirmado que a metodologia utilizada na realização de suas aulas seja de cunho tradicional, identificamos por meio das observações que a sua prática identificava-se como expositiva dialogada, uma vez que permite a participação dos alunos de maneira ativa considerando os saberes aos quais os mesmos apresentam na realização das aulas, levando o educando a uma reflexão crítica sobre sua realidade. É possível perceber nos alunos indícios de autonomia no âmbito escolar, possibilitado, principalmente pelo papel da mediação exercida pela professora.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Mediação pedagógica
Ensino fundamental
Autonomia pedagógica
Professor - sala de aula
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17764
Data do documento: 27-Mar-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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