Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17766| Tipo: | TCC |
| Título: | Uma investigação sobre o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental, em escolas do município de João Pessoa-PB |
| Autor(es): | Silva, Nathália Fernanda de Almeida |
| Primeiro Orientador: | Barreto, Aparecida de Lourdes Paes |
| Resumo: | A educação científica tem um papel fundamental na sociedade atual, visto que os conhecimentos e os produtos da ciência estão presentes, cada vez mais, na vida cotidiana de cada cidadão. O ensino de ciência possibilita aos alunos compreenderem o mundo a sua volta, percebendo-se sujeitos ativos e agentes de suas transformações. Ensinar ciências, na atualidade, constitui-se em um desafio na educação básica, especificamente, nos anos iniciais do ensino fundamental. O modelo tradicional de ensino, ainda utilizado nas instituições educativas, contribui para manter a educação descontextualizada e fragmentada quanto à abordagem dos conteúdos disciplinares. Refletindo sobre os desafios que envolvem a educação científica no país, esta investigação teve como objetivo saber como o ensino de ciências vem sendo abordado nas salas de aula de escolas do município de João Pessoa, especificamente as dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa se orientou pela abordagem qualitativa cuja estratégia se pautou na pesquisa bibliográfica e exploratória. O percurso metodológico envolveu duas etapas distintas e inter-relacionadas: na primeira, fez-se um levantamento bibliográfico sobre o tema, buscando-se conhecer a historicidade e os desafios que envolviam a educação científica no país; em seguida, a partir de entrevistas realizadas com 20 professores dos anos iniciais, buscou-se conhecer aspectos dessa realidade educacional em seis escolas - entre públicas e privadas - do município de João Pessoa. Os resultados mostraram que, nas escolas investigadas, o ensino de ciências é desenvolvido nos moldes do ensino tradicional, mesmo quando os professores indicaram fazer uso de recursos metodológicos ativos e/ou de natureza lúdica. Entendemos que as limitações e fragilidades do ensino de ciências ainda é uma realidade, mas que podem ser superadas pela dinamização das aulas. Ao mesmo tempo impõe aos docentes de Ciências a responsabilidade de inovar suas aulas, buscando metodologias atrativas e eficientes para, assim, contribuir para construção de aprendizagem efetiva. |
| Abstract: | Cience education has a fundamental role in today's society, since the knowledge and products of science are increasingly present in the daily life of each citizen. Science teaching enables students to understand the world around them, perceiving themselves as active subjects and agents of their transformations. Teaching science today is a challenge in basic education, specifically in the early years of elementary school. The traditional teaching model, still used in educational institutions, contributes to keeping education out of context and fragmented in terms of the approach to disciplinary content. Reflecting on the challenges involving scientific education in the country, this research aimed to find out how science teaching has been approached in the classrooms of schools in the city of João Pessoa, specifically those of the early years of elementary school. The research was guided by the qualitative approach whose strategy was based on bibliographical and exploratory research. The methodological path involved two distinct and interrelated stages: in the first, a bibliographic survey was made on the theme, seeking to know the historicity and the challenges that involved scientific education in the country; then, from interviews with 20 teachers from the early years, we sought to know aspects of this educational reality in six schools - between public and private - in the city of João Pessoa. The results showed that, in the schools investigated, science teaching is developed along the lines of traditional teaching, even when teachers indicated using active methodological and / or playful resources. We understand that the limitations and weaknesses of science education are still a reality, but that they can be overcome by making classes more dynamic. At the same time, it imposes on Science teachers the responsibility to innovate their classes, seeking attractive and efficient methodologies, thus contributing to the construction of effective learning. |
| Palavras-chave: | Educação científica Ensino - ciências Educação infantil Educação básica |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17766 |
| Data do documento: | 16-Abr-2020 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| NFAS08072020.pdf | 556,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
