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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17768
Tipo: TCC
Título: O projeto LEHIA e a sua contribuição para a autonomia de adolescentes residentes em casas de acolhimento
Autor(es): Silva, Isabella Hellen Estevão da
Primeiro Orientador: Furtado, Quézia Vila Flor Furtado
Resumo: O subprojeto Letramento e Escolarização a partir de Histórias Individuais para a Autonomia está vinculado ao Programa de Educação Tutorial Pet/Conexões de Saberes – Protagonismo Juvenil em Periferias Urbanas (UFPB) o qual, por meio de suas ações, trabalha para a superação de necessidades e dificuldades de aprendizagem dos adolescentes residentes em casas de acolhimento. Em sua maioria, os adolescentes residentes nessas instituições são advindos da situação de vulnerabilidade social e apresenta situações de fracasso escolar. Em vista disso, o objetivo geral deste trabalho é analisar o LEHIA como subprojeto de intervenção para autonomia de adolescentes residentes em Casas de Acolhimento. Para isso, contamos com a participação de 12 adolescentes acolhidos e 12 mediadores educacionais, bolsistas e voluntários do subprojeto analisado. Para efetivação desta pesquisa, foram suporte para nossas reflexões teóricas autores como: Freire (2016), Schuwartz (2012), Soares (2004), Charlot (2000), dentre outros que subsidiaram as discussões aqui apresentadas. Logo, a fim de favorecer uma visão mais ampliada sobre o tema trabalhado, optou-se pela pesquisa de cunho exploratório. Os dados foram obtidos através de questionário e entrevista, sendo analisados qualitativamente, com o intuito de dar maior ênfase para as subjetividades das respostas de cada participante. A partir deste estudo, foi possível constatar que o subprojeto LEHIA, pautado na perspectiva da Educação Popular freireana e através de suas variadas ações pedagógicas, sobretudo, o letramento e a escolarização, contribui significativamente para a construção da autonomia desses sujeitos, que ao serem estimulados livremente a refletir sobre a realidade e o contexto no qual estão inseridos, melhoram a autoestima e passam a se enxergar como seres capazes e, como não dizer, sujeitos de direitos. Além disso, a partir dos dados adquiridos foi possível identificar que o subprojeto contribuiu substancialmente nos aspectos relacionados à escolarização dos adolescentes, como: aprender a ler e escrever, melhorar a interpretação textual, compreender o uso social da leitura e da escrita, como também ressignificar o papel da escola em suas vidas. É possível relacionar as contribuições positivas do subprojeto também no que tange as relações sociais, tanto relacionadas aos aspectos emocionais, como a melhor facilidade de compreender e lidar com suas próprias emoções e sentimentos, quanto aos comportamentos inadequados, pois eles passaram a refletir sobre seus atos e agir com mais consciência e respeito para com o próximo. Nesse sentido, é possível compreender que todas essas contribuições favoreceram diretamente a construção da autonomia desses sujeitos fortalecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de vida.
Abstract: El subproyecto Letramiento y Escolarización a partir de Historias Individuales para la Autonomía está vinculado al Programa de Educación Tutorial PET/Conexiones de Saberes - Protagonismo Juvenil en Periferias Urbanas (UFPB) el cual, por medio de sus acciones, trabaja para la superación de necesidades y dificultades de aprendizaje de los adolescentes residentes en casas de acogida. En su mayoría, los adolescentes residentes en esas instituciones son advenidos de situación de vulnerabilidad social y presentan situaciones de fracaso escolar. En vista de eso, el objetivo general de este trabajo es analizar el LEHIA como subproyecto de intervención para autonomía de adolescentes residentes en Casas de Acogida. Para eso, contamos con la participación de 12 mediadores educacionales, becarios y voluntarios del subproyecto analizado. Para efectuación de esta investigación, fueron suporte para nuestras reflexiones teóricas, autores como: Freire (2016), Schuwartz (2012), Soares (2004), Charlot (2000), entre otros que subsidiaron las discusiones aquí presentadas. Luego, a fin de favorecer una visión más amplia sobre el tema trabajado, se optó por la investigación de naturaleza exploratoria. Los datos obtenidos fueron analizados cualitativamente, con el propósito de dar mayor énfasis a las subjetividades de las respuestas de cada participante. A partir de este estudio, fue posible constatar que el subproyecto LEHIA, pautado en la perspectiva de la Educación Popular Freiriana y a través de sus variadas acciones pedagógicas, sobre todo, el letramiento y la escolarización, contribuyen significativamente para la construcción de la autonomía de eses sujetos, que siendo estimulados libremente a reflexionar sobre la realidad y el contexto en el cual están inseridos, mejoran la autoestima y pasan a verse como seres capaces y, como no decir, sujetos de derechos. Además, a partir de los datos adquiridos, fue posible identificar que el subproyecto contribuyó sustancialmente en los aspectos relacionados a la escolarización de los adolescentes, como: aprender a leer y escribir, mejorar la interpretación textual, comprender el uso social de la lectura y de la escritura, como también replantear el papel de la escuela en sus vidas. Es posible relacionar las contribuciones positivas del subproyecto también en lo que respecta a las relaciones sociales, tanto relacionadas a los aspectos emocionales, como mayor facilidad de comprender y manejar sus propias emociones y sentimientos, cuanto a los comportamientos inadecuados, pues, ellos pasaron a reflexionar sobre sus actos, y actuar con más conciencia y respeto hacia los demás. En ese sentido, es posible comprender que todas esas contribuciones favorecieron directamente la construcción de la autonomía de eses sujetos fortaleciéndolos como protagonistas de sus propias historias de vida.
Palavras-chave: Ensino - aprendizagem
Casas de acolhimento - adolescentes
Vulnerabilidade social
Fracasso escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17768
Data do documento: 2-Abr-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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