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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17777
Tipo: TCC
Título: Avaliação à luz do paradigma educacional emergente: uma prática a serviço das aprendizagens
Autor(es): Rodrigues, Mariana Gomes da Silva
Primeiro Orientador: Guedes, Edson Carvalho
Resumo: O presente trabalho refere-se à avaliação a partir do olhar do paradigma emergente, enxergando-a enquanto ferramenta a serviço das aprendizagens. Nesse trabalho acredita-se que avaliação sempre foi necessária, entretanto, formatos tradicionais, presentes ainda hoje, não permitem que nossos alunos produzam aprendizagens significativas, assim como também não permitem que os docentes repensem suas práticas pedagógicas e ampliem seus olhares para uma sala de aula inovadora, questionadora e colaborativa. Partindo desse pressuposto, a presente pesquisa tem por objetivo analisar quais as contribuições do paradigma educacional emergente para as práticas avaliativas mediadoras. Trata-se de uma abordagem que se contrapõe ao paradigma tradicional. Buscou-se delinear o presente estudo com uma temática inicialmente focada nos princípios do paradigma educacional emergente com vistas à revisão de processos de avaliação escolar, seguida da compreensão dos conceitos de avaliação dentro dos paradigmas educacional tradicional e emergente. A metodologia nesta pesquisa foi do tipo bibliográfica e documental. Para fundamentar o trabalho sobre os paradigmas educacionais utilizamos Moraes, Vasconcellos, entre outros. Para investigar sobre a avaliação fizemos uso dos textos de Behrens e, Hoffmann. O trabalho, por fim, faz uma análise a partir dos documentos oficiais, Prova Brasil, Enem e Enad, escolhidos de maneira que pudessem abarcar os três níveis de ensino para revelar práticas de uma avaliação mediadora, começando a repensá-la dentro de uma lógica que não a tradicional. Dentre os resultados alcançados foi possível constatar que as escolas que se propõem desenvolver práticas democráticas de construção do conhecimento obterão melhores resultados quando desenvolver processos de avaliação sustentados no paradigma emergente, no qual se busca não só ajudar o sujeito a progredir, mas como também, a superar os desafios, favorecendo assim todo processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: The present work refers to the evaluation from the perspective of the emerging paradigm, seeing it as a tool at the service of learning. In this work, it is believed that evaluation has always been necessary, however, traditional formats present today still do not allow our students to produce meaningful learning, as well as, they do not allow teachers to rethink their pedagogical practices and expand their views to an innovative classroom, questioning and collaborative. Based on this assumption, the present research aims to analyze the contributions of the emerging educational paradigm to the mediating evaluative practices. It is an approach that opposes the traditional paradigm. We sought to outline the present study with a theme initially focused on the principles of the emerging educational paradigm with a view to reviewing school evaluation processes, followed by understanding the concepts of evaluation within the traditional and emerging educational paradigms.The methodology in this research was bibliographic and documentary. To support the work on educational paradigms we use Moraes, Vasconcellos, among others. To investigate the evaluation, we used the texts by Behrens, and Hoffmann. Finally, the work analyzes the official documents, Prova Brasil, Enem and Enad, chosen so that they could cover the three levels of education to reveal practices of a mediating evaluation, beginning to rethink it within a logic than the traditional one. Among the results achieved, it was possible to verify that schools that propose to develop democratic knowledge-building practices will obtain better results when they develop assessment processes based on the emerging paradigm, in which they seek not only to help the subject to progress, but also, the help to overcome the challenges, thus favoring the whole teaching and learning process.
Palavras-chave: Avaliação mediadora
Ensino - aprendizagem
Paradigma educacional tradicional
Paradigma educacional emergente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17777
Data do documento: 3-Abr-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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