Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17787
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGouveia, Rebeca Leitão-
dc.date.accessioned2020-07-13T11:52:43Z-
dc.date.available2020-07-10-
dc.date.available2020-07-13T11:52:43Z-
dc.date.issued2020-03-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17787-
dc.description.abstractThe Supervised Internship is a mandatory discipline in teacher training courses and its importance and its theoretical-practical character have been widely discussed, especially in the Pedagogy course. In this sense, from the discussions and experiences lived by the researcher, the present study proposes to understand the student conceptions of the Pedagogy course at UFPB, about the relation between theory and practice in the Supervised Internship. Thus, to achieve this objective, a qualitative and bibliographic research of the exploratory type was performed. They were invited to participate in the research, voluntarily, 3 (three) students of the Pedagogy Course at UFPB, in the last year of said Course, and 1 (one) student of each shift, given that the curriculum structure, as regards the beginning of the internships, could influence students’ conceptions. For the collection of information, semi-structured interviews were conducted. The obtained results shows that the students’ conceptions about the relation between theory and practice in the Supervised Internship are quite diverse and even contradictory, since the Internship is now understand as a theoretical-practical space, in others only theoretical or only practical; on the other hand, not even the relation itself is indentified in that discipline. In this way, to overcome this juxtaposed conception dissociated between theory and practice, especially in the Supervised Internship, it is necessary to understand, firstly, the importance of the Internship for the formation of future teacher and that this Internship must be based on the theoretical-practical relation, that is, on the principle of pedagogical praxis, contradictory.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-07-13T11:52:43Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RLG10072020.pdf: 1292131 bytes, checksum: 507bb5a04abc8c06788ae4be3946f3f9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-13T11:52:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RLG10072020.pdf: 1292131 bytes, checksum: 507bb5a04abc8c06788ae4be3946f3f9 (MD5) Previous issue date: 2020-03-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectTeoria educacionalpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectPráxis pedagógicapt_BR
dc.titleEstágio supervisionado no curso de Pedagogia da UFPB: as concepções discentes acerca da relação teoria e práticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Baptista, Maria das Graças de Almeida-
dc.description.resumoO Estágio Supervisionado constitui uma disciplina obrigatória nos cursos de formação de professores e sua importância e seu caráter teórico-prático têm sido bastante discutidos, sobretudo no curso de Pedagogia. Nesse sentido, a partir das discussões e experiências vividas pela pesquisadora, o presente estudo propõe compreender as concepções discentes do curso de Pedagogia da UFPB, acerca da relação teoria e prática no Estágio Supervisionado. Assim, para alcançar tal objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, do tipo exploratória. Foram convidados a participar da pesquisa, de forma voluntária, 3 (três) estudantes do Curso de Pedagogia da UFPB, no último ano do referido Curso, sendo 1 (um) estudante de cada turno, dado que a estrutura curricular, no que se refere ao início dos Estágios, poderia influenciar nas concepções dos discentes. Para a coleta das informações foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos apontam que as concepções discentes acerca da relação teoria e prática no Estágio Supervisionado são bastante diversificadas e mesmo contraditórias, visto que o Estágio ora é compreendido como espaço teórico-prático, em outras, somente teórico ou somente prático; por outro lado, nem a própria relação é identificada na referida disciplina. Dessa forma, para superar essa concepção justaposta, dissociada entre teoria e prática, sobretudo no Estágio Supervisionado, faz-se necessário compreender, primeiramente, a importância do Estágio para a formação do futuro docente e que esse Estágio deve estar fundamentado na relação teórico-prática, ou seja, no princípio da práxis pedagógica, contraditória.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RLG10072020.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons