Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17787| Tipo: | TCC |
| Título: | Estágio supervisionado no curso de Pedagogia da UFPB: as concepções discentes acerca da relação teoria e prática |
| Autor(es): | Gouveia, Rebeca Leitão |
| Primeiro Orientador: | Baptista, Maria das Graças de Almeida |
| Resumo: | O Estágio Supervisionado constitui uma disciplina obrigatória nos cursos de formação de professores e sua importância e seu caráter teórico-prático têm sido bastante discutidos, sobretudo no curso de Pedagogia. Nesse sentido, a partir das discussões e experiências vividas pela pesquisadora, o presente estudo propõe compreender as concepções discentes do curso de Pedagogia da UFPB, acerca da relação teoria e prática no Estágio Supervisionado. Assim, para alcançar tal objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, do tipo exploratória. Foram convidados a participar da pesquisa, de forma voluntária, 3 (três) estudantes do Curso de Pedagogia da UFPB, no último ano do referido Curso, sendo 1 (um) estudante de cada turno, dado que a estrutura curricular, no que se refere ao início dos Estágios, poderia influenciar nas concepções dos discentes. Para a coleta das informações foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos apontam que as concepções discentes acerca da relação teoria e prática no Estágio Supervisionado são bastante diversificadas e mesmo contraditórias, visto que o Estágio ora é compreendido como espaço teórico-prático, em outras, somente teórico ou somente prático; por outro lado, nem a própria relação é identificada na referida disciplina. Dessa forma, para superar essa concepção justaposta, dissociada entre teoria e prática, sobretudo no Estágio Supervisionado, faz-se necessário compreender, primeiramente, a importância do Estágio para a formação do futuro docente e que esse Estágio deve estar fundamentado na relação teórico-prática, ou seja, no princípio da práxis pedagógica, contraditória. |
| Abstract: | The Supervised Internship is a mandatory discipline in teacher training courses and its importance and its theoretical-practical character have been widely discussed, especially in the Pedagogy course. In this sense, from the discussions and experiences lived by the researcher, the present study proposes to understand the student conceptions of the Pedagogy course at UFPB, about the relation between theory and practice in the Supervised Internship. Thus, to achieve this objective, a qualitative and bibliographic research of the exploratory type was performed. They were invited to participate in the research, voluntarily, 3 (three) students of the Pedagogy Course at UFPB, in the last year of said Course, and 1 (one) student of each shift, given that the curriculum structure, as regards the beginning of the internships, could influence students’ conceptions. For the collection of information, semi-structured interviews were conducted. The obtained results shows that the students’ conceptions about the relation between theory and practice in the Supervised Internship are quite diverse and even contradictory, since the Internship is now understand as a theoretical-practical space, in others only theoretical or only practical; on the other hand, not even the relation itself is indentified in that discipline. In this way, to overcome this juxtaposed conception dissociated between theory and practice, especially in the Supervised Internship, it is necessary to understand, firstly, the importance of the Internship for the formation of future teacher and that this Internship must be based on the theoretical-practical relation, that is, on the principle of pedagogical praxis, contradictory. |
| Palavras-chave: | Pedagogia Estágio supervisionado Teoria educacional Prática pedagógica Práxis pedagógica |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17787 |
| Data do documento: | 2-Mar-2020 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RLG10072020.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
