Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17792
Tipo: TCC
Título: O paradigma sustentável na educação de pessoas jovens, adultas e idosas e suas contribuições para o desenvolvimento humano
Autor(es): Pereira, Maria Eduarda Menezes Nascimento
Primeiro Orientador: Ireland, Timothy Denis
Resumo: As contradições sociais, nos obrigam a refletir sobre a educação e o seu papel. Dentro da área educacional, existem várias temáticas que necessitam de um olhar profissional, crítico e sensível. O equívoco começa, quando se trata a educação e suas modalidades como o mesmo artefato, desconsiderando suas particularidades. Em função disso, o presente trabalho objetiva analisar as contribuições que a educação de pessoas jovens, adultas e idosas, enquanto modalidade da Educação Básica, pode oferecer para o desenvolvimento humano, a partir do paradigma sustentável, frente a um sistema capitalista. Para tal realização, formulamos assim a questão central do nosso estudo: Quais são as contribuições que essa educação pode oferecer para o desenvolvimento humano a partir de um paradigma sustentável, frente a um sistema capitalista. Esta pesquisa tem por objetivo a discussão dessas contribuições e para sua construção, foi realizada uma revisão bibliográfica e uma análise do 4º objetivo da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável. É válido ressaltar que este trabalho se preocupa mais em construir pontos (reflexões e críticas) do que os provar, portanto não faz parte do nosso objetivo esgotar as discussões, mas ampliar visões para que possamos avançar na educação de pessoas jovens, adultas e idosas, uma vez que esta pesquisa aponta a necessidade do avanço e apresenta a tridimensionalidade da sustentabilidade e suas ramificações, como possíveis soluções.
Abstract: Las contradicciones sociales nos obligan a reflexionar sobre la educación y su papel. Dentro del área educativa, hay varios temas que necesitan una mirada profesional, crítica y sensible. El malentendido comienza cuando se trata de la educación y sus modalidades como el mismo artefacto, sin tener en cuenta sus particularidades. Como resultado, el presente trabajo tiene como objetivo analizar las contribuciones que la educación de jóvenes, adultos y ancianos, como modalidad de Educación Básica, puede ofrecer para el desarrollo humano, desde el paradigma sostenible, frente a un sistema capitalista. Para este logro, formulamos la pregunta central de nuestro estudio: ¿Cuáles son las contribuciones que esta educación puede ofrecer para el desarrollo humano desde un paradigma sostenible, contra un sistema capitalista? Esta investigación tiene como objetivo discutir estas contribuciones y para su construcción, se llevó a cabo una revisión bibliográfica y un análisis del cuarto objetivo de la Agenda 2030 para el Desarrollo Sostenible. Vale la pena señalar que este trabajo se ocupa más de construir puntos (reflexiones y críticas) que, de probarlos, por lo que no es parte de nuestro objetivo agotar las discusiones, sino ampliar las visiones para que podamos avanzar en la educación de jóvenes, adultos y personas mayores, Dado que esta investigación señala la necesidad de progreso y presenta la tridimensionalidad de la sostenibilidad y sus ramificaciones, como posibles soluciones.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Educação básica
Desenvolvimento humano
Paradigma sustentável
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17792
Data do documento: 30-Mar-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MEMNP10072020.pdf838,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons