Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17804
Tipo: TCC
Título: As dificuldades de aprendizagem da leitura na turma do 4º ano do ensino fundamental
Autor(es): Silva, Suênya de Souza
Primeiro Orientador: Ramos, Isolda Ayres Viana
Resumo: A pesquisa teve como objetivo analisar as dificuldades de aprendizagem da leitura dos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados visando conhecer a forma como a professoralidava com as dificuldades dos seus alunos.Foi elaborado um questionário como instrumentode coleta, formulado com questões abertas e fechadas, que revelou que os alunos chegam ao 4ºano com dificuldades na leitura, seja na palavra escrita ou nos textos.A verificação foi possível a partir de uma observação sobre as dificuldades na leitura junto aos alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Manoel Alves de Araújo, no Município de Pilar-PB. Como embasamento teórico, buscou-se Freire (1997), Cagliari(2008),Martins (1994), Santos (2006), Dias (2013) e Silva (1991),dentre outros.Os resultados da pesquisa indicaram que a professora conhece o processo de aprendizagem da leitura, aplicando metodologia adaptada à realidade dos alunos do 4º ano. Entende-se que a leitura é um processo contínuo que necessita de um auxílio do professor, para que, futuramente, a criança participe do processo de formação do seu próprio conhecimento. As crianças assimilam atitudes de dignidade quando lhes são oferecidas oportunidades de aprendizagem. A pesquisa chegou ao seu final com a certeza de que os alunos podem superar suas dificuldades e pode adquirir o hábito da leitura, transpondo suas limitações, através de um trabalho efetivo da professora, estimulado pelo compartilhamento das dificuldades com os outros professores e contando com o apoio da família.
Abstract: The research aims to investigate how the teacher deals with the learning difficulties of reading of 4th grade Elementary School students. A questionnaire was prepared as an instrument to collect the data, formulated with open and closed questions, which revealed that the students reach the 4th grade with difficulties in reading, either the written word or the texts.The verification is possible from an observation about the difficulties in reading with the students of the Manoel Alves de Araújo Municipal School of Kindergarten and Elementary School, in the Municipality of Pilar-PB.Freire (1997), Cagliari (2008), Martins (1994), Santos (2006), Dias (2013), Silva (1991), among others, were sought as theoretical bases. The results of the research indicated that the teacher knows the process of learning to read, applying a methodology adapted to the reality of the students in the 4th grade. It is understood that reading is a continuous process that needs the help of the teacher, that in the future the child participates in the process of knowledge formation. Children assimilate attitudes of dignity when offered learning opportunities.
Palavras-chave: Dificuldades de aprendizagem - leitura
Professor - metodologia
Leitura - sala de aula
Ensino - aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17804
Data do documento: 6-Abr-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SSS13072020.pdf457,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons