Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17805
Tipo: | TCC |
Título: | Contribuições da literatura infantil na formação de leitores a partir da educação infantil |
Autor(es): | Araújo, Suellen Camyla Matias de |
Primeiro Orientador: | Amorim, Ana Luisa Nogueira de |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo geral analisar as contribuições da literatura infantil para o desenvolvimento da criança e para o incentivo à leitura. O estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada nas bases de periódicos CAPES, Sciello e no Google Acadêmico, tendo com critério de seleção a metodologia e os objetivos de pesquisa. Foram selecionados 07 trabalhos que apresentaram a experiência dos(as) autores(as) no trabalho com literatura infantil, com ênfase na perspectiva das crianças, dos educadores e dos recursos didáticos. Os dados coletados foram analisados a partir da elaboração de quadros temáticos, numa perspectiva qualitativa. Com este estudo foi possível constatar que a literatura infantil contribui para o desenvolvimento das crianças, tanto no aspecto cognitivo, como social, afetivo e, também, motor, aproximando-as do mundo letrado através da ludicidade. Além disso, acreditamos que este trabalho possa contribuir para a pesquisa em educação infantil através da análise de experiências que fomentam modificações das práticas em educação infantil e possa promover a inquietação dos educadores a produzir estudos mais aprofundados sobre o tema. |
Abstract: | The aim of this paper is to analyze the contributions of children's literature to children's development and to the encouragement of reading. The study is a bibliographic research carried out in the CAPES, Sciello and Google Scholar journals, with selection criteria and methodology. We selected 07 papers that presented the authors' experience in working with children's literature, with emphasis on the perspective of children, educators and didactic resources. The collected data were analyzed from the elaboration of thematic tables, in a qualitative perspective. With this study it was possible to verify that the children's literature contributes to the child's development in the cognitive, social, affective and also motor aspects of children, bringing them closer to the literate world through playfulness. In addition, it was possible to contribute to research in early childhood education through the analysis of experiences that foster changes in practices in early childhood education and also concern of educators to produce more in-depth studies on the subject. |
Palavras-chave: | Literatura infantil Formação de leitores Educação infantil |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17805 |
Data do documento: | 30-Set-2019 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SCMA13072020.pdf | 972,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons