Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17842| Tipo: | TCC |
| Título: | As relações étnico-raciais em livros didáticos do ensino fundamental I |
| Autor(es): | Padilha, Edson Pereira |
| Primeiro Orientador: | Mariano, Nayana Rodrigues Cordeiro |
| Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar como os conteúdos sobre as relações étnicoraciais são abordados no livro didático de História do 5º Ano do Ensino Fundamental I, tendo como proposta de pesquisa a análise de dois exemplares da Editora Moderna das seguintes coleções: Buriti Mais (2017) e Projeto Buriti (2007), dos respectivos editores: Lucimara Regina de Sousa Vasconcelos e Cesar da Costa Junior. Utilizamos como fonte o livro didático, entendendo-o, a partir da acepção de Roger Chartier, como um objeto cultural, isto é, um artefato que deve ser compreendido a partir de um determinado contexto social, econômico, cultural, passível de diferentes leituras, uma fonte que deve ser entendida na sua historicidade. Quanto a metodologia adotada, é uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, tendo os livros didáticos como fontes. E, com esta pesquisa, pretendemos contribuir com as discussões relacionadas à temática das Relações Étnico-Raciais nos livros didáticos do Ensino Fundamental I, visto que é uma questão silenciada e/ou trabalhada de forma estereotipada no livro didático. |
| Abstract: | This work aims to analyze how the contents about racial and ethnic relations are approached on History textbooks at fifth grade on elementary school level (Ensino Fundamental I), setting as a research proposal an analysis of two textbooks from Moderna publishing company of the following catalogue: Buriti Mais (2017) and Projeto Buriti (2007), from respective authors: Lucimara Regina de Souza Vasconcelos and Cesar da Costa Junior. Our research is based on the comprehension of Roger Chartier about textbook which is seen as cultural object, that is, an artefact that must be understood from a specific social, economic, cultural context on, allowing several readings of it, a research source that must be understood on its historical value. This way, we aim to contribute with the discussions about the racial and ethnic relations on History textbooks at elementary school (Ensino fundamental I). Concerning the methodology, we applied a bibliographic and qualitative research, based on textbooks as references. And with this research we intend to contribute to the discussions about the theme of racial and ethnic relations on textbooks at elementary school level (Ensino Fundamental I), once it is an ignored issue and/or taught in a stereotypical way on textbooks. |
| Palavras-chave: | Livro didático Relações étnico-raciais Ensino fundamental I |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17842 |
| Data do documento: | 13-Jul-2020 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EPP22072020.pdf | 2,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
