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metadata.dc.type: TCC
Title: Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: uma reflexão necessária para professores e alunos
metadata.dc.creator: Campos, Maria Sonha Chagas
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Joseane Abílio de Sousa
metadata.dc.contributor.referee1: Sousa, Israel Soares de
metadata.dc.contributor.referee2: Biserra, Ingrid Karla Cruz
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho monográfico tem por objetivo discutir sobre alguns aspectos da avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental enfatiza a avaliação nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para realização, buscou-se desenvolver uma pesquisa bibliográfica sobre a opinião de diferentes autores, a saber: Freire (1977); Freitas (2002); Hoffmann (1998; 2014); Luckesi (2003); Perrenoud (1999); Romão (1998); Soares (1981); Vasconcellos (2002), entre outros, que trabalham à avaliação e sua presença na prática do cotidiano da escola. A avaliação é entendida pela maioria dos alunos, inclusive por professores, como a aplicação de prova e exame. Compreendida dessa forma, se mostra extremamente contraditória com os objetivos e fins da educação nos avanços que hoje se apresentam. Ela é um processo necessário, porém sua finalidade não pode ser traduzida em notas, conceitos ou menções. Muitos educadores se detêm a formas tradicionais que na maioria das vezes inibem o aluno e o avaliam apenas no momento presente. Nesse caso ocorre ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno, mediante notas ou conceitos. A avaliação é um processo contínuo, visando à correção das possíveis. É um processo do ensino e da aprendizagem. O estudo consegue chamar a atenção para a avaliação como ponto crucial para a aprendizagem, e como um ponto de equilíbrio tanto para o educador quanto para o educando, uma vez que esta relação é de suma importância para uma educação de qualidade.
Abstract: This monograph emphasizes the assessment in the first grades of elementary school. For implementation, we sought to develop a literature on the opinion of various authors regarding the evaluation and yours, It involved interviews and questionnaires with development of some teachers and students of that school in order to develop the capacity and skills in the activities presented and verify the knowledge assimilated the learning of students. The assessment is understood by most students, including teachers, as the application of evidence and examination. This proves extremely inconsistent with the functions of the school. It is a necessary process but its purpose cannot be translated only in notes, concepts or terms. Many educators hold the traditional forms that mostly inhibit the student and evaluate only the present moment, in this case comes to trial on the success or failure of the student, through notes or concepts. Evaluation is an ongoing process in order to correct the possible distortions and the routing of the set. It is a process that leads to trial because it leads to learning. It is hoped to achieve through this study that caters for evaluation as a crucial point in learning, it becomes a balance for both the educator and for the student, since this relationship is very important for an education quality.
Keywords: Avaliação escolar
Aprendizagem
Ensino fundamental
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1787
Issue Date: 16-Nov-2016
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

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