Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17885
Tipo: TCC
Título: Atuação do gestor escolar e os desafios enfrentados no ambiente educacional
Autor(es): Dantas, Mônica Ferreira da Silva
Primeiro Orientador: Souza, Thaís Oliveira de
Resumo: Considerando a importância de uma gestão escolar democrática para o bom andamento da escola e funcionamento de suas atividades escolares, este estudo tem como objetivo principal apontar o papel do gestor escolar e os possíveis desafios que ele pode encontrar no seu ambiente de trabalho. Mais especificamente, busca-se refletir a partir da prática, como a gestão democrática pode atuar no desenvolvimento de práticas de ensino pautadas no diálogo e respeito a todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem. Metodologicamente a pesquisa apresenta uma natureza qualitativa de tipo bibliográfica. Teoricamente esse trabalho se apóia nos estudos de Brocanelli (2010), Carneiro (2013), Ceretta e Jesus (2018), Dewey (2007), Ferreira (2003), Luck (2009), dentre outros. As reflexões estabelecidas permitem dizer que o papel do diretor consiste em mais do que tomar posições de caráter administrativo e pedagógico, ele atua como uma ponte de diálogo entre a escola e toda comunidade. Os desafios encontrados são múltiplos e variam de natureza, no entanto, como sujeitos responsáveis eles devem buscar possibilidades para contorná-los. Nesse sentido, espera-se que esse estudo sirva de motivação para estudos futuros contribuindo assim para a área da pesquisa.
Abstract: Considering the importance of democratic school management for the smooth running of the school and the functioning of its school activities, this study has as main objective to point out the role of the school manager and the possible challenges that he may encounter in his work environment. More specifically, it seeks to reflect from practice, how democratic management can act in the development of teaching practices based on dialogue and respect for all involved in the teaching-learning process. Methodologically the research has a qualitative nature of bibliographic type. Theoretically, this work is supported by the studies of Brocanelli (2010), Carneiro (2013), Ceretta and Jesus (2018), Dewey (2007), Ferreira (2003), Luck (2009), among others. The reflections established allow us to say that the role of the principal consists of more than taking positions of an administrative and pedagogical character, he acts as a bridge of dialogue between the school and the whole community. The challenges encountered are multiple and vary in nature, however, as responsible subjects they must look for possibilities to get around them. In this sense, it is hoped that this study will serve as a motivation for future studies, thus contributing to the research area.
Palavras-chave: Gestão democrática
Comunidade escolar
Ensino-aprendizagem
Gestão educacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17885
Data do documento: 24-Jul-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MFSD12062020.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons