Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17890
Tipo: TCC
Título: A psicogênese da língua escrita no processo de alfabetização: o que dizem as professoras
Autor(es): Silva, Ewerton Vicente da
Primeiro Orientador: Ramos, Patrícia Batista Bezerra
Resumo: Abordar questões relacionadas ao processo de alfabetização e letramento faz-se necessário entender que é processo indissociáveis que devem caminhar juntos, sendo que alfabetizado é aquela criança que conhece o código escrito, sabe ler e escrever. Este trabalho, componente obrigatório do curso de Pedagogia tem como tema central a Psicogênese da Língua escrita, descrita por Emílio Ferreiro. Neste trabalho buscamos analisar a importância da psicogênese da Língua Escrita no discurso das professoras no ciclo de alfabetização, fazendo uma abordagem histórica da alfabetização no Brasil, bem como avaliar, na visão das professoras, a importância das pesquisas de Emília Ferreiro no processo de alfabetização das crianças. Buscamos por meio da pesquisa bibliográfica subsídios que enriqueceram a pesquisa e por meio de questionário semiestruturados estudamos o que as professoras dizem sobre a psicogênese da língua e como inserem este método na pratica. O presente trabalho aborda os níveis estruturais de escrita proposto por Ferreiro.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Psicogênese da língua
Professor - educação infantil
Alfabetização
Letramento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17890
Data do documento: 9-Dez-2019
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVS12082020.pdf290,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons