Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17890| Tipo: | TCC |
| Título: | A psicogênese da língua escrita no processo de alfabetização: o que dizem as professoras |
| Autor(es): | Silva, Ewerton Vicente da |
| Primeiro Orientador: | Ramos, Patrícia Batista Bezerra |
| Resumo: | Abordar questões relacionadas ao processo de alfabetização e letramento faz-se necessário entender que é processo indissociáveis que devem caminhar juntos, sendo que alfabetizado é aquela criança que conhece o código escrito, sabe ler e escrever. Este trabalho, componente obrigatório do curso de Pedagogia tem como tema central a Psicogênese da Língua escrita, descrita por Emílio Ferreiro. Neste trabalho buscamos analisar a importância da psicogênese da Língua Escrita no discurso das professoras no ciclo de alfabetização, fazendo uma abordagem histórica da alfabetização no Brasil, bem como avaliar, na visão das professoras, a importância das pesquisas de Emília Ferreiro no processo de alfabetização das crianças. Buscamos por meio da pesquisa bibliográfica subsídios que enriqueceram a pesquisa e por meio de questionário semiestruturados estudamos o que as professoras dizem sobre a psicogênese da língua e como inserem este método na pratica. O presente trabalho aborda os níveis estruturais de escrita proposto por Ferreiro. |
| Abstract: | No abstract |
| Palavras-chave: | Psicogênese da língua Professor - educação infantil Alfabetização Letramento |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17890 |
| Data do documento: | 9-Dez-2019 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EVS12082020.pdf | 290,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
