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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17895
Tipo: TCC
Título: Ensino inclusivo a crianças com deficiência no município de São Bento, Paraíba.
Autor(es): Silva, Francilene Albino dos Santos
Primeiro Orientador: Seabra, Magno Alexon Bezerra
Resumo: A forma como a educação inclusiva é trabalhada nas escolas da cidade de São Bento, Paraíba é o objeto de estudo deste projeto. Foi intencionado identificar e analisar a prática e formação docente e a preparação da escola para acolher alunos com necessidades especiais, através de uma pesquisa de campo fundamentada na abordagem qualitativa, a coleta de dados foi feita a partir do questionário dirigido aos professores das instituições Porfíria Vieira dos Santos e Colmeia. A pesquisa de campo proporcionou a obtenção de informações acerca da estrutura física e recursos pedagógicos acessíveis para diferentes níveis de aprendizagem, mobilidade e limitações que as escolas podem oferecer. A sistemática metodologia utilizada, bem como a bibliografia de Maria Tereza Eglér Mantoan e Peter Mittler foram norteadores para o embasamento teórico aqui apresentado. Esta investigação sinalizou que as ações sociais e governamentais apontam para um ambiente escolar inclusivo, no entanto, a realidade vivenciada pelos educandos e profissionais da educação persiste excludente e despreparada. Diante disso, é fundamental perceber a necessidade de ampliar o conhecimento da comunidade e profissionais sobre a educação inclusiva, de forma que assim os direitos individuais e coletivos sejam plenamente exercidos.
Abstract: The way inclusive education is worked in schools in the city of São Bento, Paraíba is the object of study of this project. It was intended to identify and analyze the practice and training of the school and the preparation of the school to accommodate students with special needs, through a field research based on the qualitative approach. dos Santos and Hive. Field research provided information on the physical structure and pedagogical resources accessible to different levels of learning, mobility and limitations that schools can offer. The systematic methodology used, as well as the bibliography of Maria Tereza Eglér Mantoan and Peter Mittler were guiding the theoretical basis presented here. This investigation signaled that social and governmental actions point to an inclusive school environment, however, the reality experienced by students and professionals persists exclusionary and unprepared. Given this, it is essential to realize the need to increase the knowledge of the community and professionals about inclusive education, so that individual and collective rights are fully exercised.
Palavras-chave: Escola
Formação docente
Prática docente
Alunos - necessidades especiais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17895
Data do documento: 5-Dez- 219
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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