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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17923| Tipo: | TCC |
| Título: | Afetividade e aprendizagem na adolescência: uma análise Walloniana do filme Preciosa |
| Autor(es): | Barbosa, Juliana da Conceição |
| Primeiro Orientador: | Andrade, Fernando Cézar Bezerra de |
| Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem o objetivo problematizar, no estudo do caso fictício de Claireece Jones, apresentado pelo filme Preciosa - Uma história de esperança, a influência da afetividade no processo de ensino e aprendizagem durante a adolescência, à luz da teoria walloniana, considerando-se os diferentes contextos socioescolares por ela vividos. Seus objetivos específicos são: caracterizar a afetividade no processo de desenvolvimento humano, segundo a teoria walloniana; identificar os processos de desenvolvimento social e da personalidade durante a adolescência; identificar em extratos, enredo e personagens, modos de influir afetivamente no processo de ensino e aprendizagem; analisar a relação entre afetividade e aprendizagem no caso da personagem Claireece Jones, para ilustrar modos de influir afetivamente no processo de ensino-aprendizagem durante a adolescência. Para alcançar esses fins, desenvolvemos pesquisa qualitativa, de caráter documental. Como resultados, a análise da afetividade na narrativa fílmica focaliza quatro momentos bem representativos do desenvolvimento afetivo da protagonista: primeiro, ela é apresentada no contexto familiar e escolar original; depois, ela é enfocada na descoberta da escola Each one teach one e da Professora Blue; num terceiro tempo, Claireece Jones é vista começando a aprender a ler e escrever; finalmente, ela é apresentada na transição de seu autoconceito, sua autoimagem, de seu status de personalidade e da elevação de sua autoestima que, integrados em uma afetividade mais autônoma e livre, remetem à conquista de sua identidade com papéis de adulta (estudante, mulher, mãe, trabalhadora). Esses dados são interpretados, sobretudo, a partir da teoria sobre a afetividade, desenvolvida por Henri Wallon e pesquisadores colaboradores. Os resultados desta pesquisa demonstram a importância de atentar-se pedagogicamente tanto para o processo de desenvolvimento afetivo durante a adolescência quanto para entendê-lo como motivador do processo de aprendizagem, mesmo sob impacto da violência doméstica e sexual, da privação material e do preconceito racial, socioeconômico e de gênero. |
| Abstract: | No abstract |
| Palavras-chave: | Afetividade - adolescência Aprendizagem escolar Teoria Walloniana Ensino - aprendizagem |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17923 |
| Data do documento: | 11-Ago-2020 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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