Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17924
Tipo: TCC
Título: Gênero e sexualidade na educação infantil: uma revisão sistemática da literatura
Autor(es): Lucena, Janaína de Castro Ferreira
Primeiro Orientador: Souza, Sandra Cristina Moraes de
Resumo: Este estudo teve o objetivo de analisar a produção científica acerca das temáticas gênero e sexualidade na educação infantil. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura, com artigos pesquisados no Portal da CAPES (periódicos), a partir dos descritores ‘gênero’, ‘sexualidade’, ‘educação infantil’. O problema que direcionou a pesquisa foi: Como se encontra o conhecimento científico já produzido no Brasil sobre gênero e sexualidade na educação infantil? Decorrentes desta problemática, elaboramos como objetivo geral do trabalho: identificar mediante uma revisão sistêmica da produção nacional de artigos que discutam as temáticas gênero e sexualidade na educação infantil. O critério de inclusão foram artigos nacionais dos anos de 2015 a 2019 e oriundos de estudos desenvolvidos no Brasil. Os critérios de exclusão foram dissertações, teses e demais textos que não atendiam às expectativas da pesquisa. A análise dos artigos consistiu na leitura dos resumos e, em seguida, na elaboração de um quadro dos dados coletados com informações de cada pesquisa, a saber: título, ano de publicação, autores, revista/periódico. A análise do estudo foi feita qualitativamente. No que tange aos resultados, todos os trabalhos de alguma maneira destacaram que estamos tratando de um assunto carregado de tabus e preconceitos, principalmente, quando tratamos da figura dos docentes que atuam na Educação Infantil, inclusive como destacar que entre os estudos, se faz referência a lacuna existente na formação de professores sobre essas temáticas.
Abstract: This study aimed to analyze the scientific production on the themes of gender and sexuality in early childhood education. A systematic literature review was carried out, with articles searched on the CAPES Portal (journals), using the descriptors' gender ',' sexuality ', early childhood education'. The problem that directed the research was: How do you find the scientific knowledge already produced in Brazil on gender and sexuality in early childhood education? As a result of this problem, we elaborated as a general objective of the work: to identify through a systemic review of the national production of articles that discuss the themes of gender and sexuality in early childhood education. The inclusion criteria were national articles from the years 2015 to 2019 and from studies developed in Brazil. The exclusion criteria were dissertations, theses and other texts that did not meet the expectations of the research. The analysis of the articles consisted of reading the abstracts and then elaborating a table of the data collected with information from each research, namely: title, year of publication, authors, magazine / periodical. The analysis of the study was made qualitatively. Regarding the results, all the works in some way highlighted that we are dealing with a subject full of taboos and prejudices, especially when we deal with the figure of teachers who work in Early Childhood Education, including how to highlight that among studies, reference is made the gap in the training of teachers on these themes.
Palavras-chave: Educação infantil
Educação sexual
Gênero
Sexualidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17924
Data do documento: 11-Ago-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JCFL21082020.pdf411,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons