Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17946
Tipo: TCC
Título: Combatividade e luta pela educação: contribuições do curso de pedagogia na formação de lideranças estudantis
Autor(es): Silva, Rayssa Katrinny Leocádio da
Primeiro Orientador: Silva, Jeane Félix da
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda a temática da liderança estudantil do curso de Pedagogia com objetivo de compreender e refletir sobre as contribuições (ou não) do curso de Pedagogia na formação das lideranças do Movimento Estudantil no país, identificando as atuais lideranças e refletindo sobre as possibilidades ofertadas pelo curso de Pedagogia em relação ao conhecimento e participação no movimento. Em termos metodológicos, foi realizada uma pesquisa qualitativa cujo material empírico foi produzido a partir da aplicação de um questionário online, via Google Forms, com dez lideranças ativistas do movimento estudantil de Pedagogia de sete organizações e seis estados do país. Os resultados apontam que, de forma geral, o curso de Pedagogia oferece as condições necessárias para a formação de lideranças, uma vez que parte delas conheceram o movimento estudantil após a entrada no curso. Isso ocorre porque o curso se sustenta em uma visão crítica a educação, pautada nas lutas sociais por uma sociedade mais digna e justa para todas e todos.
Abstract: Este Trabajo de Conclusiones del Curso aborda el tema del liderazgo estudiantil en el curso de pedagogía con el objetivo de comprender y reflexionar sobre las contribuciones (o no) del curso de pedagogía en la formación del liderazgo del movimiento de estudiantes del país, identificando a los líderes actuales y reflexionando sobre las posibilidades (o no) que ofrece el curso de Pedagogía en relación con la participación en el movimiento. En términos metodológicos, se realizó una investigación cualitativa utilizando material empírico producido a partir de la aplicación de un cuestionario en línea, a través de Formularios de Google, con los principales líderes educativos de Pedagogía de siete organizaciones en seis estados del país. Los resultados sugieren que, en general, el curso de Pedagogía ofrece las condiciones necesarias para la formación de líderes, ya que son parte del movimiento que conocieron o de los estudiantes después de ingresar al curso. Esto se debe a que el curso se basa en una visión crítica de la educación, basada en la asociación social para una sociedad más digna y justa para todos.
Palavras-chave: Pedagogia
Movimento estudantil
Formação de lideranças
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17946
Data do documento: 6-Abr-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RKLS25082020.pdf704,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons