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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17954
Tipo: TCC
Título: Concepções acerca das contribuições do pedagogo empresarial: estudo de caso em uma instituição financeira
Autor(es): Gomes, Izabela Dayane da Silva
Primeiro Orientador: Mandú, Thamyris Mariana Camarote
Resumo: A presente pesquisa objetivou compreender as concepções que funcionários de uma instituição financeira têm a respeito da contribuição do pedagogo empresarial para o desenvolvimento de suas funções, bem como caracterizar seu trabalho no ambiente empresarial e entender a contribuição desse profissional para o desenvolvimento das funções empresariais, segundo a visão dos funcionários. Para construir a base teórica, utilizamos autores como Libâneo (2001) e Pimenta (1999). Para atingir os objetivos propostos, utilizamos a abordagem qualitativa na modalidade de estudo de caso, onde foi dividida em duas etapas que tiveram como campo uma instituição financeira central atuante no Nordeste e como participantes 31 funcionários de níveis tático e operacional. A primeira etapa constituiu-se na aplicação de um questionário on-line com perguntas abertas e fechadas sobre caracterização dos funcionários e concepções sobre o pedagogo na empresa. A segunda etapa consistiu na realização de entrevistas semiestruturadas com os funcionários atuantes na área de gestão de pessoas, área da empresa em que o pedagogo atua. As respostas à primeira parte do questionário, contendo as questões de identificação socioprofissional, foram analisadas por meio do uso de métodos estatísticos de cálculo de frequência e confecção de gráficos e tabelas que auxiliaram na interpretação dos dados, categorizados e tratados com o auxílio do software Excel e discutidos qualitativamente a partir de nosso referencial teórico. Para análise tanto das questões abertas dos questionários como das respostas às entrevistas, adotamos a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 1979). Os resultados da associação de palavras revelaram o conceito compartilhado do grupo sobre a Pedagogia, relacionado ao ensino e aprendizagem, fazendo relação aos princípios pedagógicos. As análises dos dados obtidos pelos questionários e entrevistas revelaram que os colaboradores não conhecem as atribuições específicas do pedagogo no ambiente empresarial e não atribuem importância à formação acadêmica para atuação nas funções específicas do pedagogo, acreditando que outros profissionais conseguem exercer suas funções sem que haja consequências para a organização.
Abstract: This research aimed to understand the conceptions that employees of a financial institution have regarding the contribution of the business educator to the development of their functions, as well as characterize their work in the business environment and understand the contribution of this professional to the development of business functions, according to the view of employees. To build the theoretical basis, we used authors such as Libâneo (2001) and Pimenta (1999). To achieve the proposed objectives, we used the qualitative approach in the case study modality, where it was divided into two stages that had as a field a central financial institution operating in the Northeast and as participants, 31 employees of tactical and operational levels. The first stage consisted of the application of an online questionnaire with open and closed questions about the characterization of employees and conceptions about the pedagogue in the company. The second stage consisted of conducting semi-structured interviews with employees working in the area of people management, the company's area where the pedagogue operates. The responses to the first part of the questionnaire, containing the questions of socio-professional identification, were analyzed using statistical methods of calculating frequency and making graphs and tables that helped in the interpretation of data, categorized and treated with the aid of Excel software and discussed qualitatively from our reference theoretical. For the analysis of both the open questions of the questionnaires and the answers to the interviews, we adopted the technique of content analysis (BARDIN, 1979). The results of the word association revealed the group's shared concept of Pedagogy, related to teaching and learning, in relation to pedagogical principles. The analysis of the data obtained by the questionnaires and interviews revealed that the collaborators do not know the specific attributions of the pedagogue in the business environment and do not attach importance to academic training to work in the specific functions of the pedagogue, believing that other professionals are able to exercise their functions without any consequences for the organization.
Palavras-chave: Pedagogia empresarial
Atuação do pedagogo
Pedagogia não escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17954
Data do documento: 11-Ago-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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