Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17961
Tipo: TCC
Título: A TRILHA SONORA COMO AGENTE REPRESENTATIVO: A ANÁLISE INVESTIGATIVA DO FILME PERFUME: A HISTÓRIA DE UM ASSASSINO
Autor(es): PEREIRA AQUINO, ERWIN ANTONIO
Primeiro Orientador: PESSOA, ALBERTO RICARDO
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar a trilha sonora do filme Perfume: A história de um Assassino, inicialmente investigando a construção de produção sonora, composição musical, até chegar na avaliação do design de som aplicado na obra. O intuito é detectar na trilha sonora, elementos representativos dos aspectos cinematográficos como, narrativa, personagens, estética, cultura e diversos outros pontos relevantes para o conceito técnico cinematográfico. A análise ocorre de três formas, a primeira se deu através da pesquisa bibliográfica e conteúdo em mídias digitais, levantando os principais conceitos e teorias sobre os temas que envolvem a pesquisa. A segunda forma, é a análise de especialistas que foram entrevistados para evidenciar sua visão sobre a obra e propor uma visão técnica dos meios utilizados. A terceira forma será uma análise técnica pelo pesquisador do estudo, analisando o filme por completo, investigando a aplicação dos conceitos teóricos na prática e identificando o quanto a trilha sonora representa em relação aos elementos existentes na história do longa-metragem. A utilização de instrumentos clássicos na trilha sonora para um filme de suspense e um design de som dinâmico, transmite mensagens e gera um efeito de imersão único para o gênero dos filmes de suspense de época. Podemos assim, reafirmar todo o reconhecimento e premiações que essa obra conquistou nos festivais que foi indicada, principalmente como melhor edição de som.
Abstract: The objective of this study is to analyze the soundtrack for the film Perfume: The Story of an Assassin, initially investigating the construction of sound production, musical composition, until arriving at the evaluation of the sound design applied in the work. The intention is to detect, in the soundtrack, elements representative of cinematographic aspects such as narrative, characters, aesthetics, culture and several other points relevant to the technical cinematographic concept. The analysis occurs in three ways, the first was through bibliographic research and content in digital media, raising the main concepts and theories on the topics that involve the research. The second way is the analysis of specialists who were interviewed to evidence their view on the work and to propose a technical view of the means used. The third way will be a technical analysis by the researcher of the study, analyzing the film completely, investigating the application of theoretical concepts in practice and identifying how much the soundtrack represents in relation to the existing elements in the history of the feature film. The use of classical instruments in the soundtrack for a suspense film and a dynamic sound design, conveys messages and generates a unique immersion effect for the genre of period suspense films. We can thus reaffirm all the recognition and awards that this work won in the festivals that was indicated, mainly as the best sound edition.
Palavras-chave: Design de som
Efeitos sonoros.
Trilha sonora.
Grenouille
Imersão
CNPq: 6.09.00.00-8 Comunicação
8.03.08.00-7 Cinema
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Mídias Digitais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17961
Data do documento: 15-Mai-2020
Aparece nas coleções:TCC - Mídias Digitais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ERWIN AQUINO .pdfTCC ERWIN ANTONIO PEREIRA AQUINO917,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.