Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17964| Tipo: | TCC |
| Título: | O atendimento educacional especializado para estudantes com deficiência visual numa escola municipal de João Pessoa |
| Autor(es): | Freires, Legy Pedro |
| Primeiro Orientador: | Silva, Izaura Maria de Andrade da |
| Resumo: | Este trabalho se trata de uma pesquisa de campo de atendimento educacional especializado e suas contribuições no processo de aprendizagem do aluno com deficiência visual. Descrever o processo histórico da luta pela inclusão de pessoas com deficiência na rede regular de ensino, configura se inicialmente uma tarefa desafiadora e ao mesmo tempo rica em possibilidade de conhecer, compartilhar o caminho percorrido até então, refletir sobre as políticas implementadas e fortalecer o debate acerca dos desafios que ainda estão presentes nas escolas, para que a efetivação da lei seja realmente aplicada. Nesse contexto, as perguntas que moveram esta pesquisa foram o: Como os estudantes com deficiência visual estão sendo atendidos pelas escolas regulares de João Pessoa? Quais as maiores dificuldades que os professores enfrentam em sua prática diária? Os professores têm feito alguma formação específica? Para responder os nossos questionamentos, elegemos como objetivo geral analisar como o atendimento educacional especializado contribui no ensino aprendizagem do aluno com deficiência visual. Como objetivos específicos: Identificar como está sendo feito o atendimento educacional especializado dos estudantes com deficiência visual nas escolas regulares de João pessoa; Verificar quais as maiores dificuldades dos professores e como eles estão lidando com os desafios que eles se apresentam na sua prática diária; Investigar como vem ocorrendo a formação dos professores que trabalham com estudantes que apresentam alguma deficiência. A pesquisa contou com a colaboração de dois professores de uma escola pública da rede municipal de João pessoa – PB, sendo um da sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a outro da sala comum que tem uma estudante com deficiência visual.O método utilizado foi uma pesquisa de natureza qualitativa através de aplicação de questionário direto, cujos resultados apontam que mesmo com os avanços no plano normativo, nas escolas não há uma equipe multiprofissional como prevê a legislação e tanto os professores do AEE como os da sala regular comum sentem muita dificuldade para trabalhar com o estudante com deficiência visual, seja por falta de formação específica, seja por falta de material pedagógico para o desenvolvimento das atividades pedagógicas, fatores que contribuem para que aprendizagem não aconteça de forma satisfatória. |
| Abstract: | This work is a field research in the area of specialized educational assistance and its contributions to the learning process of students with visual impairments. It describes the historical process of the struggle for the inclusion of people with disabilities in the regular school system, initially a challenging task and at the same time rich in the possibility of knowing, sharing the path taken until then, reflecting on the implemented policies and strengthening the debate about the challenges that are still present in schools, so that the enforcement of the law is really applied. In this context, the questions that moved this research were: How are students with visual impairment being served by regular schools in João Pessoa? What are the biggest difficulties that teachers face in their daily practice? Have the teachers done any specific training? In order to answer our questions, we chose as a general objective to analyze how specialized educational assistance contributes to teaching the learning of visually impaired students. Specific objectives: Identify how specialized educational assistance is being provided to students with visual impairments in regular schools in João Pessoa; Check what are the greatest difficulties of teachers and how they are dealing with the challenges they face in their daily practice; Investigate how the training of teachers working with students with disabilities has been taking place. The research had the collaboration of two teachers from a public school in the municipal network of João Pessoa - PB, one from the Specialized Educational Service (AEE) and the other from the common room that has a visually impaired student. The method used was content analysis with the of a interview, the results of which show that even with the advances in the normative plan, in schools there is not a multidisciplinary team as provided for in the legislation and both teachers from AEE and those from the common regular classroom. they feel very difficult to work with the visually impaired student, either due to the lack of specific training or the lack of pedagogical material for the development of pedagogical activities, factors that contribute to learning that does not happen satisfactorily. |
| Palavras-chave: | Educação especial Deficiência visual Escola pública Inclusão escolar |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17964 |
| Data do documento: | 12-Ago-2020 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LPF28082020.pdf | 793,05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
