Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17968
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Carlos Augusto da-
dc.date.accessioned2020-09-01T14:03:38Z-
dc.date.available2020-09-01-
dc.date.available2020-09-01T14:03:38Z-
dc.date.issued2019-11-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17968-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-09-01T14:03:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CAS01092020.pdf: 1354219 bytes, checksum: fc5bddc66683b9e4b0e4375ca8632e5d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-01T14:03:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CAS01092020.pdf: 1354219 bytes, checksum: fc5bddc66683b9e4b0e4375ca8632e5d (MD5) Previous issue date: 2019-11-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectBullying - ambiente escolarpt_BR
dc.subjectRacismo - ambiente escolarpt_BR
dc.titlePor um ambiente escolar não violentopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Guedes, Edson Carvalho-
dc.description.resumoO tema escolhido visa compreender o ambiente escolar, afetado por casos de intolerância social, de bullying, de racismo, de violências diversas, de porta de entrada para o mercado do tráfico de drogas e, quais as possíveis medidas que podem ser tomadas para criarmos uma ambiente de não violência, promovendo e disseminando o conhecimento científico, a criatividade artística, o pensamento crítico e a evolução social do alunado. Tem como objetivo analisar práticas de violência e não-violência que se manifestam em uma escola pública da cidade de Cabedelo-PB. Neste TCC foram pesquisados trabalhos de ALARCÃO, 2001; ABRAMOVAY, 2002; CHAVES, 2014; NUNES, 2011; PRIOTTO, 2008. Foram compreendidos a caracterização do ambiente escolar pesquisado; sinais de violência, sutilezas e evidências; e, a educação na solução de conflitos e de construção de relações de respeito. Utiliza como metodologia a pesquisa exploratória. Nele, foram estudadas as agressões mais comuns percebidas por profissionais e alunos de uma escola, as possíveis causas deste distúrbio comportamental bem como de sugestões para solucionar estas ocorrências diárias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAS01092020.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons