Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17968
Tipo: TCC
Título: Por um ambiente escolar não violento
Autor(es): Silva, Carlos Augusto da
Primeiro Orientador: Guedes, Edson Carvalho
Resumo: O tema escolhido visa compreender o ambiente escolar, afetado por casos de intolerância social, de bullying, de racismo, de violências diversas, de porta de entrada para o mercado do tráfico de drogas e, quais as possíveis medidas que podem ser tomadas para criarmos uma ambiente de não violência, promovendo e disseminando o conhecimento científico, a criatividade artística, o pensamento crítico e a evolução social do alunado. Tem como objetivo analisar práticas de violência e não-violência que se manifestam em uma escola pública da cidade de Cabedelo-PB. Neste TCC foram pesquisados trabalhos de ALARCÃO, 2001; ABRAMOVAY, 2002; CHAVES, 2014; NUNES, 2011; PRIOTTO, 2008. Foram compreendidos a caracterização do ambiente escolar pesquisado; sinais de violência, sutilezas e evidências; e, a educação na solução de conflitos e de construção de relações de respeito. Utiliza como metodologia a pesquisa exploratória. Nele, foram estudadas as agressões mais comuns percebidas por profissionais e alunos de uma escola, as possíveis causas deste distúrbio comportamental bem como de sugestões para solucionar estas ocorrências diárias.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Ambiente escolar
Bullying - ambiente escolar
Racismo - ambiente escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17968
Data do documento: 29-Nov-2019
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAS01092020.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons