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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17969
Tipo: TCC
Título: Inclusão sob a ótica docente na modalidade da educação infantil
Autor(es): Soares, Beatriz Cabral de Araújo
Primeiro Orientador: Lima, Idelsuite de Sousa
Resumo: Esse trabalho aborda a inclusão na educação infantil sob o ponto de vista das professoras. A inclusão é um conjunto de ações voltadas à garantia dos direitos em sociedade, sendo dentro da escola uma necessidade contínua para o melhor desenvolvimento e aprendizado dos discentes. O objetivo deste estudo foi compreender a concepção dos professores da Educação Infantil sobre a inclusão de discentes com necessidades educacionais especiais. Os principais autores usados nessa pesquisa foram DUTRA et.al. (2008), LOPES; MARQUEZINE (2011), MACHADO (2015), NASCIMENTO (2014), ROCHA (2017), SOUZA (2015), além dos documentos LDB, BNCC e ECA. O trabalho abordado caracteriza-se como uma pesquisa de campo do tipo qualitativa, realizado em uma escola municipal de educação infantil e Ensino Fundamental, a partir da aplicação de um questionário a um quantitativo de quatro professoras. Os resultados indicam que a escola não dispõe de materiais para trabalhar com os discentes que apresentam necessidades educacionais especiais. Há falta de capacitação e formação para as professoras atuarem na educação inclusiva, comprometendo assim, o processo de aprendizagem dos discentes inclusos.
Abstract: This work addresses inclusion in early childhood education from the point of view of teachers. Inclusion is a set of actions aimed at guaranteeing rights in society, and within the school it is a continuous need for the best development and learning of students. The aim of this study was to understand the concept of Early Childhood Education teachers about the inclusion of students with special educational needs. The main authors used in this research were DUTRA et.al. (2008), LOPES; MARQUEZINE (2011), MACHADO (2015), NASCIMENTO (2014), ROCHA (2017), SOUZA (2015), in addition to the LDB, BNCC and ECA documents. The approached work is characterized as a qualitative field research, carried out in a municipal school of early childhood and elementary education, from the application of a questionnaire to a quantity of four teachers. The results indicate that the school does not have materials to work with students who have special educational needs. There is a lack of training and education for teachers to work in inclusive education, thus compromising the learning process of included students.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Educação infantil
Educação especial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17969
Data do documento: 9-Dez-2019
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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