Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18002
Tipo: | TCC |
Título: | Processos de educação musical infantil na educação básica sob a perspectiva de uma professora |
Título(s) alternativo(s): | Children's musical education processes in basic education from the perspective of a teacher |
Autor(es): | Nascimento, Lydianne Pereira do |
Primeiro Orientador: | Sobreira, Silvia Garcia |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo estudar as práticas de uma professora que trabalhou com o projeto de extensão LEMI, procurando perceber como ela adapta sua experiência obtida neste projeto para dar aula nos ambientes de escolas públicas. Como objetivos específicos, pretende-se: Compreender as concepções da professora sobre música na Educação Infantil; Destacar as metodologias utilizadas pela professora; Identificar as principais estratégias utilizadas pela a professora; Analisar as principais concepções sobre educação musical nas pesquisas brasileiras e; Estudar as principais diretrizes oficiais a respeito da Educação Infantil. Esta pesquisa é de caráter qualitativo, tendo como base a entrevista. Os resultados apontam que a entrevistada conseguiu transpor várias das práticas realizadas no LEMI para o ambiente das escolas do Município, embora algumas não sejam possíveis devido ao número de crianças nas turmas e ao fato dela (da professora) atuar sozinha e não em dupla, como no LEMI. A professora demonstra comprometimento com sua prática. No entanto, as dificuldades encontradas nas escolas da rede Municipal quase a fizeram desistir da carreira. |
Abstract: | This research aims to study the practices of a teacher who worked with the LEMI extension project, trying to understand how she adapts her experience obtained in this project to teach in public school environments. As objectives aims to: Understand the teacher's conceptions about music in Child education; Highlight the methodologies used by the teacher; Identify the main strategies used by the teacher; Analyze the main conceptions about musical education in Brazilian research and; Study the main guidelines information about early childhood education. This research is of a qualitative character, having as the basis for the interview. The results show that the interviewee was able to transpose several of the practices carried out at LEMI for the environment of schools in the Municipality, although some are not possible due to the number of children in the classes and the fact her (of the teacher) acting alone and not in pairs, as in LEMI. The teacher demonstrates commitment to its practice. However, the difficulties encountered in the schools of the Municipal network almost made her give up her career. |
Palavras-chave: | Música - Ensino infantil Ensino de Música - Crianças Musicalização |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação Musical |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18002 |
Data do documento: | 3-Set-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Música (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LPN25082020.pdf | 1,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons