Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18014
Tipo: TCC
Título: Tradição e saberes do coco de roda no Quilombo Ipiranga no município do Conde- PB
Título(s) alternativo(s): Tradition and knowledge of the coconut wheel in Quilombo Ipiranga in the municipality of Conde- PB
Autor(es): Fideles, Paula Melissa Alves
Primeiro Orientador: Laranjeira, Carolina Dias
Resumo: A referente pesquisa tem como objetivo estudar a Brincadeira do Coco de Roda na comunidade do Ipiranga a fim de reconhecer os processos de ensino e aprendizagem que acontecem no folguedo durante a Festa do Coco e no cotidiano do Quilombo. Além disso, propõe descrever o contato das crianças e jovens integrantes da comunidade quilombola do Ipiranga com o coco de roda, descrever o coco de roda a partir de um ponto de vista dos aspectos corporais e da dança e compreender as relações intergeracionais que se dão por meio do coco nas comunidades. Além da pesquisa bibliográfica foi realizado trabalho de campo dentro da comunidade onde, em contato com os sujeitos, foi feita uma observação participante para entender através do movimento e da observação como se estabelecem as relações com a dança no quilombo e os demais saberes do quilombo. Para isso foram utilizados recursos como: diário de campo, onde foram descritas as vivências, e coleta de dados por meio de entrevistas gravadas e registros fotográficos. Por meio da pesquisa se concluiu que os processos educacionais do Coco na vida quilombola se dá por meio da vivência na festa onde se perpetuam valores próprios dessa cultura e pela observação, repetição e em empenho do aprendiz. Essa pesquisa possibilitou dar maior visibilidade e valorização aos grupos tradicionais existentes na Paraíba, principalmente ao grupo onde o estudo foi realizado e incentivar o contato das novas gerações com folguedos populares.
Abstract: This research aims to study the Play of the Coco de Roda in the community of Ipiranga in order to recognize the teaching and learning processes that take place during the Festa do Coco and in the daily life of the Quilombo. Furthermore, it proposes to describe the contact of the children and young people from the quilombola community of Ipiranga with the coco wheel, to describe the coco wheel from the point of view of body aspects and dance, and to understand the intergenerational relationships that take place through the coconut in the communities. In addition to the bibliographical research, field work was carried out within the community where, in contact with the subjects, participant observation was carried out in order to understand through movement and observation how relationships are established with the quilombo dance and other quilombo knowledge. For this purpose, resources were used such as: field diary, where experiences were described, and data collection through recorded interviews and photographic records. The research concluded that the educational processes of Coco in quilombola life take place through the experience of the festival where values proper to this culture are perpetuated and through the observation, repetition, and commitment of the apprentice. This research made it possible to give greater visibility and appreciation to the traditional groups existing in Paraíba, especially the group where the study was carried out and to encourage the contact of new generations with popular folklore.
Palavras-chave: Dança - Ensino
Coco de roda
Educação Quilombola
Comunidade quilombola Ipiranga, PB
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Cênicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18014
Data do documento: 6-Abr-2020
Aparece nas coleções:TCC - Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PMAF25052020.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons