Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1802
Tipo: TCC
Título: Ludicidade: o ato de brincar e aprender na educação infantil
Autor(es): Ribeiro, Luciene Vieira
Primeiro Orientador: Silva, Ana Paula Serafim Marques da
referee1 : Costa, Isabel Marinho da
referee2: Amorim, Ana Luisa Nogueira de
Resumo: A abordagem deste trabalho monográfico centra-se na importância de se trabalhar com o lúdico como recurso pedagógico na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças. Diante desse cenário tão encantador que é o de brincar e aprender, este trabalho justifica-se pela necessidade de investigar o que o ato de brincar pode desencadear no desenvolvimento da aprendizagem de crianças em turmas da educação infantil. Teve como objetivo mostrar a importância das atividades lúdicas para o desenvolvimento das crianças e como questionamento, observamos o modo como estão sendo aplicadas as atividades lúdicas na Educação Infantil e quais os benefícios que o docente tem observado quanto a esta problematização. Para embasar o nosso trabalho, nos valemos principalmente dos apontamentos de Kishimoto (2000), Negrine (1994), Santos (1995) e RCNEI (1998), entre outros autores que tem o lúdico como uma ferramenta pedagógica para o ensino e aprendizagem das crianças. Assim, o estudo desenvolvido mostra a importância do lúdico no desenvolvimento e aprendizagem, além de contribuir na formação das crianças de forma significativa. O tipo de pesquisa utilizado neste trabalho foi a pesquisa qualitativa, o método de coleta de dados foi um questionário entregue aos professores da Educação Infantil durante a experiência do Estagio Supervisionado. A partir dos dados coletados os resultados da pesquisa foram muito significantes e importantes para o desenvolvimento desta pesquisa e na formação docente, pôde-se entender e perceber a importância da ludicidade no desenvolvimento da criança no meio físico e social.
Abstract: The approach of this monographic work focuses on the importance of working with play as a pedagogical resource in the learning and development of children. Faced with such a charming scene that is to play and learn, this work is justified by the need to investigate what the act of playing can trigger in the development of learning of children in classes of children's education. The purpose of this study was to show the importance of play activities for the development of children and, as a questioning, we observed the way in which play activities are applied in Early Childhood Education and what benefits the teacher has observed regarding this problem. In order to base our work, we focus mainly on the notes of Kishimoto (2000), Negrine (1994), Santos (1995) and RCNEI (1998), among other authors who have the play as a pedagogical tool for teaching and learning of children . Thus, the study developed shows the importance of the playful in the development and learning, besides contributing in the formation of the children in a significant way. The type of research used in this study was the qualitative research, the method of data collection was a questionnaire given to the teachers of Early Childhood Education during the experience of the Supervised Internship. From the collected data the results of the research were very significant and important for the development of this research and in the teacher training, it was possible to understand and to realize the importance of playfulness in the development of the child in the physical and social environment.
Palavras-chave: Educação infantil
Lúdico - jogos e brincadeiras
Ensino - aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1802
Data do documento: 22-Nov-2016
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LVR15122016345,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.