Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18034| Tipo: | TCC |
| Título: | A prova Brasil e o processo de ensino e aprendizagem no ensino fundamental: a perspectiva de docentes e da gestora de uma escola da cidade de Diamante/PB |
| Autor(es): | Lima, Isabel Cristina Pereira de |
| Primeiro Orientador: | Santos, Elzanir dos |
| Resumo: | O presente trabalho teve como tema a relação entre avaliação da aprendizagem e avaliação em larga escala, enfocando a Prova Brasil e suas implicações no cotidiano da sala de aula do Ensino Fundamental, em uma escola pública da cidade de Diamante/PB. O objetivo geral constituiu-se da análise das influências da Prova Brasil no cotidiano da sala de aula na ótica de dois professores e da gestora. A partir deste, foram definidos os seguintes objetivos específicos: a) compreender na ótica de professores e gestora, a influência da Prova Brasil no processo de ensino e aprendizagem do ensino fundamental; b) reconhecer as possíveis consequências da Prova Brasil para a escola, como um todo; c) Identificar concepções de professores e gestora sobre a avaliação em larga escala e sobre a Prova Brasil. Este estudo baseou-se em autores, tais como Hoffmann (2009, 1996), Luckesi (2002, 2005, 2011), Libaneo (2009), Peroni (2003), Silva (2002), dentre outros. A pesquisa pautou-se na abordagem qualitativa, caracterizando como uma pesquisa de campo e foi desenvolvida junto a uma diretora, um professor e uma professora do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Diamante/PB. A partir das análises dos dados, percebemos que a sua diagnóstica das avaliações externas ainda não são bem compreendidas, por parte dos sujeitos integrantes da escola; a Prova Brasil traz algumas implicações para o cotidiano da sala de aula, principalmente no tocante aos conteúdos ensinados e às avaliações, as quais assumem a função de verificação f medida. Isso não tem resultado em melhorias do ensino e aprendizagem na escola investigada, segundo dados do próprio IDEB. |
| Abstract: | The present work had as its theme the relationship between assessment of learning and assessment on a large scale, involving the ‘’Prova Brasil’’ and its implications in the classroom of elementary school, in a public school in the city of Diamante / PB. The general objective constituted by the analysis of the influences of Prova Brasil in the daily life of the classroom from the perspective of two teachers and managers. From this, the following objectives were defined: a) to understand the perspective of teachers and managers, the influence of ‘’Prova Brasil’’ in the teaching and learning process of elementary education; b) recognize as possible consequences of Prova Brasil for a school, as a whole; c) Identify teachers 'and managers' conceptions about large-scale assessment and the Prova Brasil. This study was based on authors, such as Hoffmann (2009, 1996), Luckesi (2002, 2005, 2011), Libaneo (2009), Peroni (2003), Silva (2002), among others. A research carried out on a qualitative approach, characterized as a field research and was carried out with a principal, a teacher and an elementary school teacher in a public school in the city of Diamante / PB. From the analysis of perceived data that their diagnosis of external reviews is still not well understood, by the subjects who are part of the school; the ‘’Prova Brasil’’ has some implications for the daily life of the classroom, especially with regard to the contents taught and the requirements, such as which assume a function of verification and measurement. This is not the result of improvements in teaching and learning in the investigated school, according to data from IDEB itself. |
| Palavras-chave: | Avaliação da aprendizagem Avaliação institucional Ensino-aprendizagem |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18034 |
| Data do documento: | 13-Mar-2020 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ICPL15092020.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
