Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1806
metadata.dc.type: TCC
Title: Contribuições do gênero textual história em quadrinhos nas séries iniciais do ensino fundamental: uma ação pedagógica
metadata.dc.creator: Silva, Francinete França de Melo
metadata.dc.contributor.advisor1: Seabra, Magno Alexon Bezerra
metadata.dc.contributor.referee1: Castro Neto, Mariano
metadata.dc.contributor.referee2: Medeiros, Ivana Maria de
metadata.dc.description.resumo: Esse trabalho tem por objetivo discutir as contribuições das HQs (Histórias em Quadrinhos) no processo de motivação e aprendizagem de leitura/escrita dos alunos das séries iniciais do ensino Fundamental de uma escola pública municipal, localizada em São Sebastião de Lagoa de Roça-PB. A pesquisa foi realizada a partir de trabalhos desenvolvidos no âmbito escolar, numa abordagem investigativa qualitativa. Os dados foram coletados através de atividades trabalhadas em sala de aula, com a turma de 3o ano, mediante roteiro previamente elaborado, e em seguida, foi feita uma análise dessas atividades. Compreende-se que as HQs têm muito a contribuir no processo de ensino aprendizagem, principalmente pelas grandes possibilidades de interação que esse gênero textual permite. Contudo, para que os alunos tenham uma maior participação nas aulas e consequentemente na produção do saber é essencial que o professor materialize em sua prática pedagógicas atividades que levem o aluno a sentir-se integrado com a realidade e ator de sua própria história. As HQs possuem esse poder de favorecimento e motivação da aprendizagem, e posteriormente na construção de um sujeito capaz de exercer a cidadania.
Abstract: This work has for objective to discourse the contributions of Comics in the motivation and learning process of students ' reading/writing of the initial series of elementary school in the school hall, located in the municipality of São Sebastião de Lagoa de Roça-PB. This research was conducted from projects developed under qualitative research approach school. The data were collected through activities worked in the classroom, with the third-year class, by previously prepared script, and then was made an analysis of these activities. It is understandable that the Comics have a lot to contribute in the teaching learning process, mainly by large possibilities for interaction that this text allows. However, for students to have a greater participation in class and therefore in the production of knowledge is essential to materialize in your pedagogical practice teacher activities that lead the student to feel integrated with the reality and actor of his own history. The comics have that power and favoring learning and motivation in the construction of a guy able to exercise citizenship.
Keywords: História em quadrinhos
Ensino
Leitura
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1806
Issue Date: 21-Nov-2016
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FFMS161220161,47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.