Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1808
metadata.dc.type: TCC
Title: Ludicidade no processo de aprendizagem: uma análise sob a visão dos educadores infantis
metadata.dc.creator: Silva, Dayane Fernandes da
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Norma Maria de
metadata.dc.description.resumo: O lúdico é um instrumento que contribui positivamente na aquisição de diversas habilidades do sujeito, sendo ainda capaz de promover o aprendizado da criança de maneira prazerosa principalmente em seu âmbito escolar. Partindo desse pressuposto o presente trabalho tem como objetivo geral analisar a importância da ludicidade por meio da visão de educadores infantis. Especificamente, busca-se Identificar se na concepção dos educadores (a) a ludicidade é entendida e também valorizada, Investigar as contribuições da ludicidade no desenvolvimento da criança em seu âmbito escolar; Conhecer as contribuições do lúdico nas relações sociais da criança. Os parâmetros metodológicos foram embasados em uma pesquisa de caráter qualitativo, tendo como instrumentos para realização da coleta de dados um questionário contendo no total 07 (sete) questões, sendo 06 (seis) abertas e 01 (uma) fechada, destinando-as a 03 (três) educadores que lecionam no fundamental I, sendo 2 (duas) em escola de ensino privado e 1 (uma) em escola do ensino público da cidade de Bayeux, Pb. De acordo com a análise dos dados obtidos, constatamos que os educadores entrevistados têm conhecimento da importância do lúdico tanto para a aprendizagem como para o desenvolvimento das crianças.
Abstract: Lo lúdico es una herramienta que contribuye positivamente a la adquisición de várias habilidades dos sujetos, que siguen siendo capaces de promover camino de aprendizaje agradable del niño, especialmente en su entorno escolar. Con base en este supuesto, el presente trabajo tiene como objetivo principal analizar la importância de lo lúdico através de la visión de los educadores de la primera infância. Especificamente, se busca identificar si el diseño de los educadores (a) la alegría se entiende y bien valorada; Investigar las contribuciones de la recreación para el desarrollo de los niños en su entorno escolar; Conocer las aportaciones de la alegría en las relaciones sociales del niño. Los parámetros metodológicos se basan en una investigación cualitativa, con las herramientas para levar a cabo la recolección de datos un cuestionario que contiene siete (07) las emisiones totales, y seis (06) abierta y una (01) cerrados y está diseñado como un 03 (tres) educadores que enseñan en lo elemental, y dos (2) en la escuela de educación privada y una (1) escuela en las escuelas públicas de la ciudad de Bayeux, Pb. De acuerdo con el análisis de datos, se encontró que los educadores los encuestados son conscientes de la importância de la obra, tanto para el aprendizaje y para el desarrollo de los niños
Keywords: Aprendizagem
Criança
Educadores
Ludicidade
Aprendizaje
Niños
Educadores
Alegría
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1808
Issue Date: 9-Jun-2016
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DFS17062016820,67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.