Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18147
Tipo: TCC
Título: Atividades didáticas sobre semelhança de triângulos: uma análise sob a perspectiva das variáveis didáticas
Autor(es): Nascimento, Wendson César Silva do
Primeiro Orientador: Souza, Cristiane Fernandes de
Resumo: O presente trabalho tem como tema a análise da influência das variáveis didáticas que emergem do processo de construção de atividades didáticas voltadas para o ensino do conteúdo de semelhança de triângulos. A partir deste trabalho objetivou-se, portanto, analisar as variáveis didáticas, contempladas no conjunto de atividades didáticas elaboradas para o ensino de Semelhança de Triângulos, para a realização de “procedimentos ótimos” pelos alunos em situações de aprendizagem. As atividades didáticas analisadas resultam de uma experiência vivenciada anteriormente pelo autor dessa pesquisa, durante o ano de 2018, no projeto desenvolvido dentro do Programa de Licenciatura (Prolicen) da Universidade Federal da Paraíba – UFPB/Campus IV. Para fundamentar nossa pesquisa buscamos um aporte teórico na Teoria das Situações Didáticas proposta por Brousseau (2008) e realizamos um levantamento bibliográfico de pesquisas que se propuseram a observar a influência de variáveis didáticas nas estratégias de resolução tomadas pelos alunos. Quanto à sua abordagem, essa pesquisa foi de caráter qualitativo, quanto aos objetivos, caracterizou-se como descritiva. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados os registros documentais feitos pelos alunos submetidos às atividades didáticas elaboradas e aplicadas no Prolicen. Para responder nossa pergunta de investigação analisamos as atividades destacando seus objetivos, identificando as variáveis didáticas presentes e apresentando as estratégias de resolução esperadas pelos alunos. Concluímos que a escolha mais criteriosa das variáveis didáticas e de seus valores apresenta-se como instrumento importante para a estruturação de novas propostas didáticas com o intuito de minimizar os possíveis procedimentos equivocados adotados pelos alunos, uma vez que não tínhamos esse aporte teórico no momento de nossas escolhas para a construção das atividades didáticas.
Abstract: The present work has as its theme the analysis of the influence of the didactic variables contemplated in the process of construction of didactic activities aimed at teaching the similarity content of triangles. From this work, the objective was, therefore, to analyze the didactic variables, contemplated in the set of didactic activities elaborated for the teaching of Triangle Similarity, for the accomplishment of “optimal procedures” by the students in learning situations. The didactic activities analyzed result from an experience previously lived by the author of this research, during 2018, in the project developed within the Degree Program (Prolicen) of the Federal University of Paraíba - UFPB / Campus IV. To support our research we sought a theoretical support in the Theory of Didactic Situations proposed by Brousseau (2008) and conducted a bibliographic survey of research that proposed to observe the influence of didactic variables on the resolution strategies taken by students. As for its approach, this research was qualitative, as the objectives were characterized as descriptive. As data collection instruments were used the documentary records made by the students submitted to the didactic activities elaborated and applied in Prolicen. To answer our research question we analyzed the activities highlighting their objectives, identifying the didactic variables present and presenting the resolution strategies expected by the students. We conclude that the more careful choice of the didactic variables and their values is an important tool for structuring new didactic proposals in order to minimize the possible mistaken procedures adopted by the students, since we did not have this theoretical support at the time of writing. our choices for the construction of didactic activities.
Palavras-chave: Teoria das situações didáticas
Variáveis didáticas
Semelhança de triângulos
Ensino de matemática
Didactic situations theory
Didactic variables
Similarity of triangles
Mathematics teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18147
Data do documento: 9-Dez-2019
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WCSN14042020.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons