Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18169
Tipo: TCC
Título: O OLHAR SOBRE O LIVRO DIDÁTICO NO CONTEXTO DOS MÉTODOS E ABORDAGENS DO ENSINO DE LÍNGUAS NO BRASIL
Autor(es): RODRIGUES, KEILA DOS SANTOS DA SILVA
Primeiro Orientador: Costa, Walison Paulino de Araújo
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral discutir o papel do livro didático nos métodos e abordagens do ensino de línguas estrangeiras. Consequentemente, os objetivos específicos são: delinear os métodos e abordagens numa perspectiva cronológica e identificar a importância dos livros didáticos nessa ordem cronológica, no contexto dos métodos e abordagens. Assim, neste trabalho, foi caracterizada cada uma dessas “escolas”, de acordo com seus princípios e objetivos, dentro de seu contexto de atuação. Justificamos essa discussão pelo intuito de contribuir com algumas reflexões que tangem o ensino-aprendizado de língua estrangeira. O texto tratará também sobre a relação entre o livro didático e o professor, e sua importância no ensino, tanto em escolas da educação básica (níveis fundamental e médio) quanto em escola de idiomas. Para isso, no que diz respeito aos métodos e abordagens, o trabalho se fundamenta em autores como: Oliveira (2014); Richards e Rodgers (2001), Leffa (1988, 2012, 2016) e Brown (2000). Quanto à questão do livro didático, temos como fundamentação Paiva (2009); Jardilino e Horikawa (2010), Bonini e Yano (2018). O Programa Nacional do Livro Didático (2012; 2018) e a Base Nacional Comum Curricular (2018) também figuraram com centralidade neste discussão monográfica.
Abstract: This course conclusion work has as general objective to discuss the role of the textbook in the methods and approaches of the teaching of foreign languages. Therefore, the specific objectives are: to outline the methods and approaches in achronological perspective and to identify the importance of textbooks in this chronological order, in the context of methods and approaches. Thus, in this work, each of these "schools" was characterized, according to their principles and objectives, within their context of performance. We justify this discussion by the intention of contributing with some reflections that relate to the teaching-learning of a foreign language. The text will also deal with the relationship between the textbook and the teacher, and its importance in teaching, both in primary schools (elementary and medium levels) and in language schools. For this, with regard to methods and approaches, the work is based on authors such as: Oliveira (2014); Richards and Rodgers (2001), Leffa (1988, 2012, 2016) and Brown (2000). As for the question of the textbook, we have as foundation Paiva (2009); Jardilino and Horikawa (2010), Bonini and Yano (2018). The Programa Nacional do Livro Didático (2012; 2018) and the Base Nacional Comum Curricular (2018) were also centrally included in this monographic discussion.
Palavras-chave: Livro Didático
Métodos
Abordagens
Ensino de Língua Estrangeira
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18169
Data do documento: 1-Set-2020
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Keila dos Santos da Silva Rodrigues_versão final (1).pdf506,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons