Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1864
Tipo: TCC
Título: Mercado de veículos seminovos no 1º trimestre de 2014: estudo de caso em uma revenda em João Pessoa-PB
Autor(es): Costa, Felipe Navarro Lima da
Primeiro Orientador: Cabral, Alysson André Oliveira
referee1 : Araújo Filho, Ademário Felix de
referee2: Rego, Herbert de Oliveira
Resumo: O mercado automotivo brasileiro registrou sucessivos crescimentos nas vendas de veículos novos nos últimos anos, mas terminou o ano de 2013 e iniciou o primeiro trimestre de 2014 em queda. Em contrapartida, o mercado automotivo de seminovos a partir de 2013 passou a se recuperar da crise que o setor vivenciou registrando crescimento nas vendas e recuperando participação no mercado. A recuperação nas vendas dos veículos seminovos ocorreu não apenas pelo aumento do preço dos veículos novos, mas também pelo aumento da oferta de crédito para os seminovos e pela mudança do perfil dos consumidores. A ascensão do mercado automotivo de seminovos no primeiro trimestre de 2014 foi um dos fatores que motivaram este estudo, o qual visa analisar e entender o perfil do consumidor dessa fatia do mercado, a partir de dados disponibilizados por uma revenda na cidade de João Pessoa. O estudo observou que as vendas de veículos seminovos na revenda registraram crescimento de 4,05% em comparação com o mesmo período de 2013; que das 77 vendas realizadas, a maioria dos consumidores foi homens; em relação à faixa etária percebe-se que a maioria das vendas se concentrou em pessoas com idade de 30 anos ou mais; observou-se também uma maior concentração nas vendas para as pessoas que possuem conta bancária, algum vínculo empregatício e faixa de renda entre 2 e 5 salários mínimos; e por último, quando comparados as vendas da revenda com cenário nacional e estadual, observou-se diferença nas tendências do consumidor em relação às marcas e modelos de veículos mais vendidos.
Abstract: The Brazilian automotive market experienced continuous growth in sales of new vehicles in recent years, but ended the year 2013 and started the first quarter of 2014 in slump. In contrast, the automotive market for used vehicles from 2013 began to recover from the crisis that the sector experienced with growth in sales and recovering market share. The recovery in sales of used vehicles occurred not only by the increase of the price of new cars, but also by the increase of the supply of credit to dealers and the change of profile of consumers. The rise of the automotive market dealers in the first quarter of 2014 was one of the factors that motivated this study, which aims to analyze and understand the consumer profile of the market, with data provided by a dealer in the city of João Pessoa. The study noticed that sales of used vehicles at retail grew by 4.05% compared with the same period of 2013, noticed also that the 77 sales was most for men and that the majority of sales went to people aged 30 years or more. A higher concentration of sales to people who have a bank account, who are employed and have income range between 2 and 5 minimum wages were also observed. At last, the retail sales when compared to the national and state scenario, showed a difference in consumer tendencies towards brands and models of best-sellers vehicles.
Palavras-chave: MERCADO AUTOMOTIVO
COMÉRCIO DE VEÍCULOS
JOÃO PESSOA PB
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Economia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1864
Data do documento: 27-Ago-2014
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FNLC29082017.pdf710,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons