Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18657
Tipo: Dissertação
Título: Espaços de melodias negras em Aquarius, de Kleber Mendonça Filho
Autor(es): Ribeiro, Luís Henrique Marques
Primeiro Orientador: Magalhães, Luiz Antonio Mousinho
Resumo: Nesta pesquisa em cinema e análise do discurso ficcional, estudam-se as relações entre ficção e sociedade, tendo em vista as questões ligadas ao racismo, memória e espaço urbano, com base na estruturação da narrativa cinematográfica do filme brasileiro Aquarius (2016), de Kleber Mendonça Filho. Para isso, apoia-se em referencial teórico sobre espaço ficcional e personagem, a partir de Lins (1976), Borges Filho (2007), Brandão (2013) e Reis e Lopes (1988); sobre memória, a partir de Ricoeur (2007), Candau (2011) e Halbwachs (1990); sobre identidade, com Hall (2015); racismo, a partir de Fernandes (2008a, 2008b), hooks (2019), Munanga (2017), Schwarcz (2017), Stam (2008), entre outros. Os resultados da pesquisa indicam que a construção do espaço é fundamental no desenvolvimento da narrativa, da mesma maneira que a observação do racismo, como constitutivo da formação social brasileira é uma peça-chave no entendimento das camadas da personagem principal, Clara, e de sua relação com a personagem Ladjane, sua empregada doméstica. Observa-se, no uso da memória, a partir do espaço urbano, um meio fundamental na construção no filme sobre representações do racismo, por meio das falas das personagens, da mise-en-scène, de fotografias e objetos que compõem o espaço. A película mostra-se atenta ao uso dessas relações, dando continuidade ao trabalho de temas sociais brasileiros do diretor. Contudo, a articulação desses temas é construída de maneira sutil, o que é necessário à formação de um olhar minucioso para a interpretação da multiplicidade de sentidos gerada pela obra
Abstract: This research in cinema and analysis of fictional discourse, studies the relationship between fiction and society of issues related to racism, memory and urban space based on the structuring of the cinematic narrative of the Brazilian film Aquarius (2016), by Kleber Mendonça Filho. For this, we used a theoretical framework on memory, from Ricoeur (2007), Candau (2011) and Halbwachs (1990) category of fictional space and character, from Lins (1976), Borges Filho (2007), Brandão (2013), Reis and Lopes (1988); identity, with Hall (2015); racism, from Fernandes (2008a, 2008b), hooks (2019), Munanga (2017), Schwarcz (2017, 1998), Stam (2008), among others. The research results indicate, that the use of the space category is fundamental in the development of the narrative, as well as the observation of racism, as constitutive of the Brazilian social formation, is a key piece in understanding the layers of the main character, Clara, and her relationship with the character Ladjane, her maid. It was possible to identify the prevalence of memory through the use of urban space, as fundamental means in the construction of racism in the film. This was identified through speeches, of the characters, mise-en-scene, photographs and objects that make up the space. The film is attentive to the use of these relationships and therefore identifies a continuity of Brazilian social themes in the director's work. However, the articulation of these themes is constructed in a subtle and synthesized way, which requires an attentive and trained eye, capable of interpreting the multiplicity of diegetic information in the mise-en-scene
Palavras-chave: Kleber Mendonça Filho
Cinema brasileiro
Racismo
Espaço narrativo
Aquarius
Brazilian cinema
Racism
Narrative space
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18657
Data do documento: 31-Jul-2020
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LuísHenriqueMarquesRibeiro_Dissert.pdf4,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons