Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18810
Tipo: TCC
Título: Socialização e adequação curricular para o estudante com Transtorno do Espectro Autista: estudo de caso em uma escola de Taperoá
Autor(es): Silva, Luana Raquel dos Santos
Primeiro Orientador: Silva, Izaura Maria de Andrade da
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar as estratégias de socialização, de adequação curricular para o estudante com Transtorno do Espectro Autista e de que forma pais, professores e gestores promovem estas estratégias no ambiente familiar e escolar. Utilizaram-se autores como: Silva; Gaiato; Reveles (2012), Cunha (2009, 2019), Mantoan (1997, 2004, 2005), para uma melhor fundamentação teórica e embasamento do trabalho. A pesquisa é qualitativa, realizada através de observação participante, possibilitada por atuar junto ao estudante com este transtorno em sala na função de cuidador (a) escolar e entrevistas semiestruturadas sendo 3 roteiros: um para os pais, outro para professores e um destinado às gestoras. Participaram nove pessoas desse estudo. Foi possível compreender que a educação inclusiva ainda tem bastante obstáculos no seu processo construtivo na escola e que as estratégias de socialização e as adequações curriculares tem grande relevância no processo de ensino e aprendizagem, além de colaborar para a eficácia do desenvolvimento, autonomia e qualidade de vida do estudante, são fatores essenciais para a escolarização do estudante com Transtorno do Espectro Autista, já que proporciona a facilitação no processo de inclusão escolar. Os resultados coletados através das entrevistas detectaram as dificuldades em se promover as estratégias de socialização e também as adequações do currículo para que o estudante seja realmente incluído e não apenas integrado, que a falta de recursos didáticos, tecnológicos e a formação dos professores dificulta o desenvolvimento social e cognitivo do estudante. Esta pesquisa servirá como base norteadora para esta escola e outras do município possam trabalhar e desenvolver melhor as estratégias de socialização e adequar seus currículos objetivando melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem para o estudante com Transtorno do Espectro Autista.
Abstract: This Course Conclusion Paper aims to analyze the socialization strategies, curricular adequacy for the student with Autism Spectrum Disorder and how parents, teachers and managers promote these strategies in the family and school environment. Authors such as: Silva; Gaiato; Reveles (2012), Cunha (2009, 2019), Mantoan (1997, 2004, 2005), for a better theoretical foundation and work basis. The research is qualitative, carried out through participant observation, made possible by working with the student with this disorder in the classroom in the role of school caregiver and semi-structured interviews, 3 scripts: one for parents, another for teachers and one for managers. Nine people participated in this study. It was possible to understand that inclusive education still has a lot of obstacles in its constructive process at school and that socialization strategies and curricular adaptations have great relevance in the teaching and learning process, in addition to contributing to the effectiveness of development, autonomy and quality of education. student life, are essential factors for the schooling of the student with Autism Spectrum Disorder, since it facilitates the school inclusion process. The results collected through the interviews detected the difficulties in promoting the socialization strategies and also the adaptations of the curriculum so that the student is really included and not only integrated, that the lack of didactic, technological resources and the training of teachers hinders the development social and cognitive development. This research will serve as a guiding basis for the school and others in the municipality to work and better develop socialization strategies and adapt their curricula in order to improve the quality of teaching and learning for students with Autism Spectrum Disorder.
Palavras-chave: Socialização
Adequação curricular
Estudante com Transtorno do Espectro Autista
Educação inclusiva
Educação especial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18810
Data do documento: 30-Nov-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LRSS11122020.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons