Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18822
Tipo: TCC
Título: Ludicidade na educação infantil inclusiva: percepção de educadores
Autor(es): Sousa, Luana Bezerra de
Primeiro Orientador: Massaro, Munique
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso discursa sobre a ludicidade utilizada como instrumento de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil, e especialmente no contexto da educação inclusiva. Logo, o objetivo geral da pesquisa é analisar a percepção de educadores a respeito das contribuições da ludicidade para educação inclusiva. Assim, como objetivos específicos busca-se compreender, na visão dos educadores, como a ludicidade pode atuar como facilitadora no processo de ensino-aprendizagem de crianças público-alvo da Educação Especial e descrever quando e como esses educadores utilizam atividades lúdicas em suas rotinas diárias. Para tanto, primeiramente foi feito um estudo sobre as perspectivas históricas que envolvem a Educação Especial e educação inclusiva, bem como os conceitos e princípios que regem a modalidade de ensino. Em seguida, foi descrito os principais documentos oficiais que tratam da educação inclusiva no Brasil; e por fim, buscou-se identificar, por meio de contribuições de diversos autores, a importância do universo lúdico no processo de ensino-aprendizagem da criança e seus benefícios para um ensino inclusivo. Nessa perspectiva, a metodologia utilizada neste trabalho foi uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. Foi realizada uma pesquisa de campo com cinco educadoras de instituições de Educação Infantil de um município do sertão da Paraíba, no intuito de averiguar a compreensão dessas educadoras acerca da ludicidade, e como essas profissionais utilizam as atividades lúdicas em suas práticas cotidianas como recurso pedagógico para o processo educacional das crianças público-alvo da Educação Especial. A pesquisa abrangeu todas as escolas de Educação Infantil do respectivo município. Isto posto, para a coleta dos dados foi criado e aplicado um questionário de 14 perguntas. A aplicação do questionário ocorreu de forma on-line, por meio de e-mail e aplicativo de WhatsApp. Após a coleta dos dados, foi feita uma leitura e realizada uma pré-análise, e a partir disso, foram estabelecidas quatro categorias de análise de conteúdo, nas quais os dados foram agrupados e, em seguida, analisados sob à luz dos instrumentos legais e bibliográficos apresentados ao longo do trabalho. Destarte, verifica-se como resultado do estudo um panorama com diversas concepções dessas profissionais da educação, e ponderações acerca da introdução da ludicidade como proposta para uma educação inclusiva de qualidade, geradora de aprendizagens significativas e viabilizadora de desenvolvimento integral das crianças com necessidades educativas especiais. Assim, conclui-se que as considerações apresentadas neste trabalho revelam que o lúdico é um recurso imprescindível em todos os espaços e tempos das instituições de Educação Infantil. Uma vez que esse instrumento contribui para a construção de conhecimentos de forma significativa, prazerosa e acessível para os alunos inseridos nessa fase educacional, e particularmente, para as crianças público-alvo da Educação Especial.
Abstract: This Course Conclusion Paper discusses the playfulness used as an instrument of learning and development in Early Childhood Education, and especially in the context of inclusive education. Therefore, the general objective of the research is to analyze the perception of educators regarding the contributions of playfulness to inclusive education. Thus, as specific objectives, we seek to understand, in the view of educators, how playfulness can act as a facilitator in the teaching-learning process of children targeted by Special Education and describe when and how these educators use playful activities in their daily routines. To this end, a study was first carried out on the historical perspectives that involve Special Education and inclusive education, as well as the concepts and principles that govern the teaching modality. Then, the main official documents dealing with inclusive education in Brazil were described; and finally, we sought to identify, through contributions from different authors, the importance of the ludic universe in the child's teaching-learning process and its benefits for inclusive education. In this perspective, the methodology used in this work was a descriptive research, with a qualitative approach. A field research was carried out with five educators from Early Childhood Education institutions in a municipality in the interior of Paraíba, in order to verify the understanding of these educators about playfulness, and how these professionals use playful activities in their daily practices as a pedagogical resource for the educational process of children target audience of Special Education. The research covered all kindergarten schools in the respective municipality. That said, a 14-question questionnaire was created and applied for data collection. The questionnaire was applied online, via email and WhatsApp application. After collecting the data, a reading was performed and a pre-analysis was carried out, and from that, four categories of content analysis were established, in which the data were grouped and then analyzed under the light of legal instruments and bibliographies presented throughout the work. Thus, as a result of the study, a panorama with various conceptions of these education professionals is verified, and considerations about the introduction of playfulness as a proposal for an inclusive quality education, generating significant learning and enabling the integral development of children with special educational needs. Thus, it is concluded that the considerations presented in this work reveal that playfulness is an essential resource in all spaces and times of early childhood education institutions. Since this instrument contributes to the construction of knowledge in a meaningful, pleasurable and accessible way for students inserted in this educational phase, and particularly, for children special education target audience.
Palavras-chave: Educação infantil
Lúdico - aprendizagem
Educação inclusiva
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18822
Data do documento: 30-Nov-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LBS15122020.pdf882,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons