Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1899| Tipo: | TCC |
| Título: | Violência na escola: quais são as causas que levam esse fenômeno ao âmbito escolar? |
| Autor(es): | Silva, Alice Florentino da Rodrigues, Jéssica de Moura Saraiva, Mariana Alves |
| Primeiro Orientador: | Ramos, Isolda Ayres Viana |
| referee1 : | Jusselino Filho, Pedro |
| referee2: | Rodrigues, Janine Marta Coelho |
| Resumo: | Este trabalho trata da violência na escola e teve como objetivo analisar as causas que promovem esse fenômeno no âmbito escolar. Sabe-se que a violência escolar é uma prática que existe desde a Idade Média e perdura-se até os dias de hoje. O que era para ser uma relação saudável acabou se tornando um campo de ameaças, agressões e abusos entre os professores e os próprios alunos. Os autores que serviram de base teórica foram: Priotto e Boneti (2009), Rosa (2010), Pino (2007), entre outros. O tipo de pesquisa foi descritivo, de campo e bibliográfica. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa. Esta pesquisa foi realizada em uma escola da rede estadual, na qual foram aplicados questionários para investigar as causas da violência escolar, onde os participantes foram os professores e a coordenadora. A partir dos dados coletados, pode-se perceber que há contradições entre professores e a coordenação, pois eles até conhecem sobre o fenômeno, mas desconhecem como abrandar a situação dentro da escola. |
| Abstract: | This research show with violence in school and aimed to analyze the causes that promote this phenomenon in the school context. It is known that school violence is a practice that exists since the middle ages and lasts until today. What was meant to be a healthy relationship turned out to be a field of threats, assaults, and abuses between teachers and the students themselves. The authors that served as a theoretical basis were: Priotto (2009), Boneti (2009), Rosa (2010), Pino (2007), among others. The type of research was descriptive, field and biographical. The methodology used was qualitative approach. This research was done in a state school, in which questions were asked to investigate the cause of school violence, the participants were the teachers and the coordination. They know the phenomenon, but they do not know how to improve the situation inside the school. |
| Palavras-chave: | Violência escolar Professores Alunos |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1899 |
| Data do documento: | 2-Dez-2016 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AFS31012017 | 636,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
