Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1899
metadata.dc.type: TCC
Title: Violência na escola: quais são as causas que levam esse fenômeno ao âmbito escolar?
metadata.dc.creator: Silva, Alice Florentino da
Rodrigues, Jéssica de Moura
Saraiva, Mariana Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: Ramos, Isolda Ayres Viana
metadata.dc.contributor.referee1: Jusselino Filho, Pedro
metadata.dc.contributor.referee2: Rodrigues, Janine Marta Coelho
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho trata da violência na escola e teve como objetivo analisar as causas que promovem esse fenômeno no âmbito escolar. Sabe-se que a violência escolar é uma prática que existe desde a Idade Média e perdura-se até os dias de hoje. O que era para ser uma relação saudável acabou se tornando um campo de ameaças, agressões e abusos entre os professores e os próprios alunos. Os autores que serviram de base teórica foram: Priotto e Boneti (2009), Rosa (2010), Pino (2007), entre outros. O tipo de pesquisa foi descritivo, de campo e bibliográfica. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa. Esta pesquisa foi realizada em uma escola da rede estadual, na qual foram aplicados questionários para investigar as causas da violência escolar, onde os participantes foram os professores e a coordenadora. A partir dos dados coletados, pode-se perceber que há contradições entre professores e a coordenação, pois eles até conhecem sobre o fenômeno, mas desconhecem como abrandar a situação dentro da escola.
Abstract: This research show with violence in school and aimed to analyze the causes that promote this phenomenon in the school context. It is known that school violence is a practice that exists since the middle ages and lasts until today. What was meant to be a healthy relationship turned out to be a field of threats, assaults, and abuses between teachers and the students themselves. The authors that served as a theoretical basis were: Priotto (2009), Boneti (2009), Rosa (2010), Pino (2007), among others. The type of research was descriptive, field and biographical. The methodology used was qualitative approach. This research was done in a state school, in which questions were asked to investigate the cause of school violence, the participants were the teachers and the coordination. They know the phenomenon, but they do not know how to improve the situation inside the school.
Keywords: Violência escolar
Professores
Alunos
School violence
Teachers
Students
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1899
Issue Date: 2-Dec-2016
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AFS31012017636,83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.