Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19146
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Edrielly Milena da Silva-
dc.date.accessioned2021-01-06T12:46:55Z-
dc.date.available2021-01-05-
dc.date.available2021-01-06T12:46:55Z-
dc.date.issued2020-12-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19146-
dc.description.abstractWe start from the understanding that playfulness is part of the history of humanity, as it has always been present in the activities practiced since the beginning of the constitution of man. Therefore, we argue that playfulness needs to be interwoven with the pedagogical practices of Early Childhood Education, as it helps in the process of building cultural identity and the formation of individuals, in addition to developing attention, memory and imagination. Therefore, this research aimed to understand the contributions of playfulness to the integral development of children in Early Childhood Education. For this, we conducted a semi-structured interview with three teachers of Early Childhood Education. With the analysis of the collected data we realized that playfulness is something inherent to the teaching practices of the teachers participating in this research. It was also found that, in the teachers' understanding, playfulness is indispensable to the child's educational process, as it is through interactions and games that they develop fully.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-01-06T12:46:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EMSL05012021.pdf: 583551 bytes, checksum: f59bfc0d6779c85d62dc6ff5e3695275 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-01-06T12:46:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EMSL05012021.pdf: 583551 bytes, checksum: f59bfc0d6779c85d62dc6ff5e3695275 (MD5) Previous issue date: 2020-12-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento integralpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.titleContribuições da ludicidade para o desenvolvimento integral de crianças da educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Renata da Costa-
dc.description.resumoPartimos do entendimento de que o lúdico faz parte da história da humanidade, pois sempre esteve presente nas atividades praticadas desde os primórdios da constituição do homem. Por isso, defendemos que a ludicidade precisa estar imbricada às práticas pedagógicas da Educação Infantil, pois auxilia no processo de construção da identidade cultural e da formação de indivíduos, além de desenvolver a atenção, a memória e a imaginação. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo compreender as contribuições da ludicidade para o desenvolvimento integral de crianças da Educação Infantil. Para tanto, realizamos uma entrevista semiestruturada com três professoras da Educação Infantil. Com a análise dos dados coletados percebemos que a ludicidade é algo inerente às práticas docentes das professoras participantes dessa pesquisa. Constatou-se também que, no entendimento das docentes, a ludicidade é indispensável ao processo educativo da criança, pois é por meio das interações e das brincadeiras que elas se desenvolvem integralmente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EMSL05012021.pdf569,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons