Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19146
Tipo: | TCC |
Título: | Contribuições da ludicidade para o desenvolvimento integral de crianças da educação infantil |
Autor(es): | Lima, Edrielly Milena da Silva |
Primeiro Orientador: | Lima, Renata da Costa |
Resumo: | Partimos do entendimento de que o lúdico faz parte da história da humanidade, pois sempre esteve presente nas atividades praticadas desde os primórdios da constituição do homem. Por isso, defendemos que a ludicidade precisa estar imbricada às práticas pedagógicas da Educação Infantil, pois auxilia no processo de construção da identidade cultural e da formação de indivíduos, além de desenvolver a atenção, a memória e a imaginação. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo compreender as contribuições da ludicidade para o desenvolvimento integral de crianças da Educação Infantil. Para tanto, realizamos uma entrevista semiestruturada com três professoras da Educação Infantil. Com a análise dos dados coletados percebemos que a ludicidade é algo inerente às práticas docentes das professoras participantes dessa pesquisa. Constatou-se também que, no entendimento das docentes, a ludicidade é indispensável ao processo educativo da criança, pois é por meio das interações e das brincadeiras que elas se desenvolvem integralmente. |
Abstract: | We start from the understanding that playfulness is part of the history of humanity, as it has always been present in the activities practiced since the beginning of the constitution of man. Therefore, we argue that playfulness needs to be interwoven with the pedagogical practices of Early Childhood Education, as it helps in the process of building cultural identity and the formation of individuals, in addition to developing attention, memory and imagination. Therefore, this research aimed to understand the contributions of playfulness to the integral development of children in Early Childhood Education. For this, we conducted a semi-structured interview with three teachers of Early Childhood Education. With the analysis of the collected data we realized that playfulness is something inherent to the teaching practices of the teachers participating in this research. It was also found that, in the teachers' understanding, playfulness is indispensable to the child's educational process, as it is through interactions and games that they develop fully. |
Palavras-chave: | Educação infantil Desenvolvimento integral Ludicidade |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19146 |
Data do documento: | 2-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EMSL05012021.pdf | 569,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons