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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19165
Tipo: TCC
Título: Politíca de formação continuada dos professores da educação infantil da cidade de Arara/PB
Autor(es): Virgulino, José Rivaldo
Primeiro Orientador: Mata, Áurea Augusta Rodrigues da
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo geral analisar a política de formação continuada dos professores da Educação Infantil no Município de Arara/PB, a partir do seu ordenamento legal. Podemos afirmar que o processo que constituiu a Educação Infantil como nível de ensino no Brasil levou um longo período de tempo para se consolidar e envolveu/envolve muitos debates de concepção acerca da educação, da sociedade e de homem. Nas últimas décadas, o campo de estudos sobre a Educação Infantil vem se ampliando e conseguindo repercutir na constituição dos ordenamentos legais, contudo, essa questão parece ainda estar distante do que se almeja ao longo de décadas. Educação Infantil é de suma importância para o desenvolvimento infantil e para o processo de ensino e aprendizagem das crianças. Tomamos como referencial teórico autores como Libâneo (2004), Nóvoa (1999), Nóbrega (2016), Paulo Freire (1997), Faria e Palhares (2007), Saviani (2009), entre outros. Do ponto de vista metodológico, utilizamo-nos do método de pesquisa bibliográfico e documental, enquanto instrumento de pesquisa utilizamos questionários que foram aplicados junto a Coordenadora da Educação Infantil nas creches e ao Secretário Municipal de Educação do referido município. Os sujeitos da pesquisa ficaram restritos aos gestores em virtude da pandemia da COVID-19, mas pretendemos continuar este estudo no futuro e ampliar a análise da Política de Formação Continuada dos Professores/as da Educação Infantil do município de Arara/PB tendo como sujeitos da pesquisa as/os professoras/es. As análises dos questionários foram fundamentais para concluirmos a pesquisa sobre a política de formação continuada dos professores da educação infantil e para refletirmos sobre o Plano Municipal de Educação (PME), legislação vigente que rege a Educação Infantil no município. A partir da pesquisa, foi possível percebermos que a cidade de Arara/PB está avançando nesta fase da educação básica nos últimos anos. Houve ampliação nas vagas das creches e da pré-escola de forma a ampliar o atendimento para as crianças de até 3 (três) anos e de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade. Sobre a meta 1 do PME, ressaltamos o avanço na qualidade das estruturas das creches e a nova creche municipal nos padrões do programa pró-infância. Sobre a formação continuada dos professores da educação infantil de Araras/PB, consta no PME, que apenas 22,6% dos professores da educação básica tinham especialização, desta forma precisava avançar em 27,4% para atingir a meta até o término do plano em 2025. Diante as respostas do secretário, percebemos que o município tem parcerias com a Secretaria Estadual de Educação nessa perspectiva da formação continuada, o que avaliamos como muito positivo. Além dessa parceria, destacamos os encontros pedagógicos e planejamentos que acontecem promovidos pela secretaria municipal, bem como, as parcerias com a UFPB e UEPB. Contudo, ressaltamos que o município necessita disponibilizar outros meios de incentivo a formação continuada.
Abstract: The present work had as general objective to analyze the policy of continuing education of teachers of Early Childhood Education in the Municipality of Arara / PB, from its legal order. We can affirm that the process that constituted Early Childhood Education as a level of education in Brazil took a long period of time to consolidate and involved / involves many conception debates about education, society and man. In the last decades, the field of studies on Early Childhood Education has been expanding and managing to have repercussions on the constitution of legal systems, however, this issue still seems to be far from what is being sought for decades. Early childhood education is of paramount importance for child development and for the teaching and learning process of children. We take as a theoretical reference authors like Libâneo (2004), Nóvoa (1999), Nóbrega (2016), Paulo Freire (1997), Faria and Palhares (2007), Saviani (2009), among others. From a methodological point of view, we used the bibliographic and documentary research method, as a research instrument we used questionnaires that were applied to the Child Education Coordinator in daycare centers and to the Municipal Secretary of Education of that municipality. The research subjects were restricted to managers due to the pandemic of COVID-19, but we intend to continue this study in the future and expand the analysis of the Continuing Education Policy for Teachers of Early Childhood Education in the city of Arara / PB having as subjects of researches the teachers. The analysis of the questionnaires was essential to conclude the research on the policy of continuing education for teachers of early childhood education and to reflect on the Municipal Education Plan (PME), current legislation that governs Early Childhood Education in the municipality. From the research, it was possible to notice that the city of Arara / PB is advancing in this phase of basic education in recent years. There was an increase in daycare centers and pre-school spaces in order to expand the attendance for children up to 3 (three) years old and from 4 (four) to 5 (five) years old. Regarding goal 1 of the PME, we highlight the progress in the quality of the daycare structures and the new municipal daycare in the standards of the pro-childhood program. Regarding the continuing education of early childhood teachers in Araras / PB, it is stated in the PME, that only 22.6% of basic education teachers had specialization, so it was necessary to advance by 27.4% to reach the goal by the end of the plan in 2025. In view of the secretary's responses, we realized that the municipality has partnerships with the State Department of Education in this perspective of continuing education, which we consider to be very positive. In addition to this partnership, we highlight the pedagogical meetings and planning that take place promoted by the municipal secretariat, as well as partnerships with UFPB and UEPB. However, we emphasize that the municipality needs to provide other means of encouraging continuing education.
Palavras-chave: Educação infantil
Formação continuada
Ordenamento legal
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19165
Data do documento: 2-Dez-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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